sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

IMOVEIS DO SECULO XX

No século XX a nossa vila teve a maior expansão urbanistica de toda a sua história milenar. Após o 25 de  Abril, a nova zona de expansão duplicou a sua área urbana com habitações modernas que melhoraram grandemente a vida dos alvaladenses e de muitas familias que para cá migraram.
Mas pretendemos hoje referir os grandes edificios do seculo:Cinema,Estação de Culturas Regadas (Cerro do Moinho)Escola Primária,estes agora desaproveitados,Casa do Povo,Escola C+S e sede do Futebol Clube Alvaladense que prestam os seus bons serviços á população. Deixamos para o fim o primeiro dos  grandes edificios a ser construido,onde hoje está o ALGAZARRA BAR: vim para Alvalade com 5 anos,em 1934,estava o prédio a ser edificado,na primeira fase foi terminado o rez do chão,onde funcionou a taberna O Quedas,uma sapataria com 10 operarios fabricando as botas e sapatos,uma loja para venda e uma oficina deFerrador,sobre esta ala Sul ficou um terraço,onde anos mais tarde construi a residência onde hoje vivo. Volto ao Quedas para recordar que foi ali colocada a primeira telefonia que veio para Alvalade,não havendo energia elétrica o meu sogro,dono do prédio e da Taberna, instalou um aerodinamo no terraço para carregar as baterias que iriam alimentar o aparelho. Era onde se ouviam os noticiários e recordo o fim da Guerra Civil Espanhola em 1939,bastante festejada,mas, pouco tempo depois, começa a 2ª Grande Guerra Mundial continuando a telefonia a fornecer as notícias  Depois do encerramento do Quedas e morte do fundador,foi naquele local que se realizou a reunião para a criação do Futebol Clube Alvaladense,ficando aí a sua sede durante cerca de 40 anos,este clube fez o acabamento do primeiro andar,onde tinha escritório e uma sala para matinés dançantes e outras festas.
Neste edificio emblemático de Alvalade surjiu agora o Bar Algazarra,excelente local de convivio. Citando os grandes edificios do sec XX,aguardamos que a Camara Municipal recupere o Cinema para atividades culturais,resolva o problema da Escola Primária encerrada e o Ministério da Agricultura dê aproveitamento ao edificio do Cerro do Moinho.Terminando as referências ao Sec XX,lembrar que a primeira grande obra do Sec.XXI foi o Centro de Dia da Casa do Povo,que vai iniciar o Lar da 3ª Idade,instituição que cumpre as suas funções de equiparada a IPSS e que deve merecer o apoio de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário