A Saude em Alvalade

Embora êste blogue tenha sido criado para historiar o Alvalade do SEC XX,ha assuntos atuais que justificam uma intervenção.
No passado dia 31 de Maio o programa "Serviço de Saude" da 
RTP 1 apresentado por Maria Elisa,discutia o tema Medicos de Familia,estando presentes médicos responsáveis pelo serviço.Logo que indicaram o nº de telefone, para que pudesse intervir,chamei ,fui logo atendido,tendo oportunidade de dar a conhecer a situação que desde há muitos anos se verifica em Alvalade,onde apenas
um médico tem de atender uma população de 2.800 utentes,quando o racio previsto é ,de 1.300 a 1.500 por médico,com o hospital mais perto  a 45 Klm,médico que não pode vir todos os dias. Todos compreendemos a dedicação e competência do Dr. Luis Antunes,que tudo tem feito para servir o melhor que pode uma população com grande percentagem de idosos que carecem de tratamentos continuados,só o Centro de Dia e o apoio domiciliário têm cerca de 170 utentes. O novo sistema de prescrição de receitas por via computorizada também veio criar dificuldades de tempo.
Nos serviços administrativos reformou-se um funcionário no principio do ano,não sendo substituido,estando todo o serviço a cargo de apenas uma funcionária que dificilmente pode atender
todas as necessidades. Quando no fim de Abril foi feita a prova de vida dezenas de pessoas se aglomeravam para atendimento.
O Posto Médico funciona desde há muitos anos em instalações da Casa do Povo de Alvalade que recebe uma renda irrisória e teria ocupações sociais para o local se o SNS construisse um Posto Médico,há muito anunciado. No programa da RTP não me deram tempo para falar de todos os assuntos aqui referidos,mas o que disse foi suficiente para que os responsáveis presentes no programa ficassem a conhecer o que se passa nesta antiga vila que merece melhor assistência médica.