domingo, 15 de janeiro de 2012

RADIO,UMA PAIXÃO


Há muito tempo que tencionava escrever sobre uma paixão de toda a minha vida a RADIO,que ouço diariamente desde a minha infancia,ao faze-lo quero dedicar este artigo a dois alvaladenses que se distinguem nessa atividade:ANA SOFIA na foto, que na TLA,em 92.6 encanta milhares de ouvintes com a voz doce e a simpatia que todos admiramos e o SUSANO na ANTENA MIROBRIGA, 102.7 com voz grave,é um profissional muito competente.

A 1ª Telefonia que veio para Alvalade no inicio dos anos 30 do sec XX,estava no Quedas,taberna perto de minha casa,anos depois veio outra para a Soc.Recreativa,a baterias,durante os anos da Grande Guerra,entre 1939 e 1945,a Emissora Nacional,devido á censura,apenas dava noticias favoráveis a Hitler,amigo de Salazar. As unicas noticias reais eram da BBC,de Londres,onde Fernando Pessa todos os dias se ouvia,mas em Ondas Curtas,de 31 e 41 mtrs,dificeis de captar,eu com 13 ou 14 anos sabia como era,então estava lá na hora certa e os interessados chamavam-me sempre,era o unico que conseguia . Também se captava a Radio Praga e a Voz de Portugal Livre,em Argel,onde o locutor era Manuel Alegre,mas como proibidas pelo regime,tinha de haver cuidado.
No meu caso,sempre admirei as grandes vozes da Radio,Artur Agostinho,Pedro Moutinho,Maria Leonor,na Emissora Nacional e Mary no Radio Clube Português,os programas mais populares eram as Radio novelas dos Emissores Associados de Lisboa,como Simplesmente Maria e a Cochinha,ás 14,3o toda a gente ouvia,como hoje sucede com as telenovelas, também marcaram uma época os famosos Parodiantes de Lisboa .  Na Emissora recordo o Teatro Radiofonico com os melhores atores de teatro,Varela Silva,Canto e Castro,Rogério Paulo,etc.,eram adaptações dos melhores romances de Julio Dinis,Camilo Castelo Branco, e Alexandre Herculano,deste ficou na minha memória Eurico,o Presbitero. Tambem recordo os Serões para Trabalhadores,O Comboio das Seis e Meia,os Companheiros da alegria,de Igrejas Caeiro.Na Sociedade Recreativa sentava-me junto da Telefonia para ouvir bem,até que em Janeiro de 1958 chegou a energia eletrica e comprei logo um Radio de Ondas médias e Curtas,a seguir chegaram os radios transistores a pilhas e o FM,já era possivel ter o Radio relógio na cabeceira da cama.nunca mais passei um dia,até hoje,sem adormecer,ou acordar,sem a Radio.A seguir ao 25 de Abril surjiram Novas Radios por todas as vilas e aldeias,mas devido a condições económicas e tecnicas,hoje,poucas se mantêm,TLA,PLANICIE,RADIO 
SINES,ANTENA MIROBRIGA,FOIA,isto na nossa zona.
Sempre gostei de Ler,ver Televisão,fazer Turismo,Cinema,
Teatro,Desporto,mas aquilo que não dispenso no dia a dia é a RADIO,que mesmo na Internet acompanho diariamente.
A Ana Sofia e ao Susano desejo uma carreira de muitos exitos.Este artigo procurou,alem da minha paixão pelo mais popular meio de comunicação,que nem a TV ofuscou,relatar um pouco da sua história  iniciada no sec.XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário