No domingo,29 de Janeiro de 2012 na Igreja Matriz de Alvalade foi celebrada missa de ação de graças pelos 100 anos de D. Maria Adelaide de Bragança,neta de D. Miguel,com a presença de vários familiares que honraram com a sua presença a feliz iniciativa da Casa do Povo de Alvalade e do Snr. Arq.Francisco Lobo de Vasconcelos. Este ato teve lugar na nossa freguesia porque D.Miguel,após a sua derrota nas lutas com os Liberais,de passagem para Sines,onde embarcou para o exílio, passou por Alvalade,onde pernoitou com a sua comitiva. Vivemos em Republica desde há 101 anos,mas não podemos ignorar que desde que Portugal nasceu em Guimarães no Sec.XII a monarquia reinou até ao Sec. XX. Em tão longo período tivemos épocas brilhantes e outras menos felizes.Recorde-se os reinados de D.Dinis,D.João I,D.João II,D.Manuel I,quando os nossos heróicos navegadores deram a conhecer novas terras.Menos felizes a era da Inquisição e a perda da soberania em 1580,recuperada 60 anos depois.
Alvalade faz parte da História,por aqui passaram Povos da antiguidade,fenícios,romanos,mouros que aproveitando este local previlegiado,banhado pelos rios Sado,Campilhas e Roxo,dispondo de terras ferteis para o cultivo, aqui estiveram largos anos.Desconhece-se a data da fundação da vila,sabe-se que o Rei D.Manuel I lhe concedeu o Foral em 1510,foi sede de concelho durante 326 anos,perdido por ter apoiado D.Miguel na guerra com seu irmão D.Pedro.
Mas Alvalade não esquece a sua brilhante História,juntou o que restava do antigo Pelourinho e voltou a implanta-lo na Praça onde foi a sede do Municipio e a Misericórdia,há anos promoveu um Cortejo Histórico comemorativo do Foral,dai nasceu a ideia da Feira Medieval,uma das mais importantes do país,sempre nas datas em que se comemora o Foral,20 de Setembro,em 2010,os 500 anos tiveram a honrrosa presença de D.Duarte Nuno de Bragança. Todas estas iniciativas foram promovidas pela Casa do Povo,com a colaboração das autarquias,de outras associações locais e sobretudo de todos os alvaladenses,sempre disponiveis para apoiar. Somos Republicanos desde 1910 mas não esquecemos e respeitamos o nosso glorioso passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário