terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALVALADE-HISTORIA E TRADIÇÃO

No domingo,29 de Janeiro de 2012 na Igreja Matriz de Alvalade foi celebrada missa de ação de graças pelos 100 anos de D. Maria Adelaide de Bragança,neta de D. Miguel,com a presença de vários familiares que honraram com a sua presença a feliz iniciativa da Casa do Povo de Alvalade e do Snr. Arq.Francisco Lobo de Vasconcelos. Este ato teve lugar na nossa freguesia porque D.Miguel,após a sua derrota nas lutas com os Liberais,de passagem para Sines,onde embarcou para o exílio, passou por Alvalade,onde pernoitou com a sua comitiva. Vivemos em Republica desde há 101 anos,mas não podemos ignorar que desde que Portugal nasceu em Guimarães no Sec.XII a monarquia reinou até ao Sec. XX. Em tão longo período tivemos épocas brilhantes e outras menos felizes.Recorde-se os reinados de D.Dinis,D.João I,D.João II,D.Manuel I,quando os nossos heróicos navegadores deram a conhecer novas terras.Menos felizes a era da Inquisição e a perda da soberania em 1580,recuperada 60 anos depois.
Alvalade faz parte da História,por aqui passaram Povos da antiguidade,fenícios,romanos,mouros que aproveitando este local previlegiado,banhado pelos rios Sado,Campilhas e Roxo,dispondo de terras ferteis para o cultivo, aqui estiveram largos anos.Desconhece-se a data da fundação da vila,sabe-se que o Rei D.Manuel I lhe concedeu o Foral em 1510,foi sede de concelho durante 326 anos,perdido por ter apoiado D.Miguel na guerra com seu irmão D.Pedro.
Mas Alvalade não esquece a sua brilhante História,juntou o que restava do antigo Pelourinho e voltou a implanta-lo na Praça onde foi a sede do Municipio e a Misericórdia,há anos promoveu um Cortejo Histórico comemorativo do Foral,dai nasceu a ideia da Feira Medieval,uma das mais importantes do país,sempre nas datas em que se comemora o Foral,20 de Setembro,em 2010,os 500 anos tiveram a honrrosa presença de D.Duarte Nuno de Bragança. Todas estas iniciativas foram promovidas pela Casa do Povo,com a colaboração das autarquias,de outras associações locais e sobretudo de todos os alvaladenses,sempre disponiveis para apoiar. Somos Republicanos desde 1910 mas não esquecemos e respeitamos o nosso glorioso passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário