sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

HISTORIAS DE AMOR 2

Para os mais recentes leitores deste blog esclareço que o titulo que dou a esta mensagem se deve ao facto de no inicio deste blog ter feito Historia de Amor,na qual referi um amor feliz  e os grandes benefícios que os seus protagonistas trouxeram para a nossa terra.Citei o Romeu e Julieta dizendo que êsse romance foi trágico,enquanto o nosso foi feliz.Hoje  vou contar  dois dramas,mais no género que escreveu o famoso autor de Otelo.
1ª História: poderia,como cinéfilo chamar-lhe O que viram os meus olhos,famoso filme dos anos 50,mas vi e ouvi a confissão de um criminoso.Era uma noite de Verão,um jovem apaixonado vendo que a sua amada ia sózinha fazer serviços para os seus patrões num local isolado,Cerrado das Tulhas, acompanhou-a e como ela,certamente,não cedeu aos seus desejos amorosos, atingiu-a mortalmente com várias facadas.Parecia ser um bom rapaz,mas muito timido,tendo nodoas de sangue nas botas,foi a uma casa pedir agua para beber,derramando sobre os pés para lavar, como a jovem demorava,foram procura-la e encontraram o seu corpo já sem vida. Imediatamente a vila calma se agitou e logo a GNR procurou o suspeito que trouxe para o Posto.Meu pai era o Comandante,a nossa residencia tinha uma porta que comunicava com a secretaria,eu teria  8 ou 9 anos,por curiosidade fui ver,meu pai interrogou o rapaz que negava,mas notou nos botões do casaco que vestia,indicios de sangue,ordenou que despisse o casaco, o que ele tentou evitar,mas,perante a autoridade,teve de cumprir e aí,um momento que nunca mais esqueci,as mangas da camisa tinham evidentes manchas de sangue,perante isto confessou o crime. Era criança,mas nunca mais esqueci o que os meus olhos viram e meus ouvidos escutaram .Foi julgado e condenado,tendo falecido na cadeia.
2ª História: Começo por citar que no local onde hoje é a montra da loja da Mariana,no rez do chão de m/casa,o meu sogro tinha um casão onde trabalhava um ferrador,profissão hoje extinta,o filho deste ferrador com 22 anos de idade apaixonou-se por uma jovem de 18 anos,que era costureira aprendiz em casa de minha mãe,na residência do Posto da GNR. A jovem não acedia aos desejos do apaixonado e no dia 13 de Novembro de 1939,de manhã,quando ela ia para o seu trabalho,ele munido de uma arma de fogo,na Rua da Cruz,perto do Café Valinho,assassinou-a com dois tiros.Suicidou-se a seguir.Um drama que impressionou toda a população e que os antigos recordam.
Por razões óbvias não refiro nomes,como fiz na primeira História de Amor,apenas relato factos verdadeiros que acompanhei de perto e marcaram a minha infancia.
Há muito tempo pensava abordar estes temas dramáticos,
porque a história de Alvalade,teve momentos positivos e negativos,como é normal. Há outros casos que não acompanhei de perto e estou a reunir elementos  para relatar com toda a verdade..

Sem comentários:

Enviar um comentário