domingo, 12 de fevereiro de 2012

DIA MUNDIAL DA RADIO

Comemora-se amanhã dia 13 de Fevereiro,pela primeira vez o Dia Mundial da Radio,o Viver Alvalade não pode deixar de marcar esta data,porque,como já escrevemos,é uma das nossas paixões,mas sobretudo porque sabemos que a Radio hoje faz parte das nossas vidas,acordamos ouvindo rádio,adormecemos com a radio,no automóvel,no barco dos pescadores,no guardador de gado o radio está sempre presente,desde que apareceu o FM e os radios portateis a pilhas secas,Como comerciante e agente das melhores marcas vendi muitas centenas de radios portateis e radios relógio para a cabeceira da cama.Ilustrei esta cronica com a foto da jovem alvaladense e nossa amiga Ana Sofia que na TLA de Aljustrel atende com a sua simpatia e sua voz melodiosa alentejanos de toda a area coberta pelos emissores FM,dando bons conselhos e transmitindo as musicas da preferencia dos milhares de ouvintes. Cito também o Suzano da Miróbriga e a nivel nacional o desejo de rápida recuperação ao grande comunicador Antonio Sala,a passar por dificuldades de saude e durante anos nos acordou com o seu Despertar na Renascença.Agora uma história que parece anedota,vendi um portátil a uma mulher do Vale de Lobo,um dia a radio começou a transmitir um corridinho algarvio,como sabia que o marido gostava,fechou o radio para que o marido quando chegasse do trabalho ouvisse,qual isso aconteceu voltou a abrir e estava outra musica,depois veio a loja reclamar. Mais tarde os radio gravadores permitiam essa vantagem. Também vendi um portatil a um guardador de vacas que  usava o radio pendurado no corno de um dos animais.
Quando apareceu a Televisão julgou-se que a radio perdesse interesse,não,porque a Radio é insubestituivel. Para memória lembro que as radios novelas,os Parodiantes de Lisboa,os Companheiros da Alegria,do Caeiro e o Comboio das Seis e Meia foram programas que não esquecem. Agora algumas efemerides sobre a Radio:
Em 1863,em Cambridge (Reino unido)Maxwel conseguiu a primeira transmissão sem fios.Em 1883 HERTZ inventa as Ondas de radio,médias e curtas,em 1954 é criado o atual FM (frequencia modelada). A Portugal a Radio chegou em 1901,no Porto,depois Coimbra e Lisboa.A Emissora Nacional,hoje Antenas 1,2 e 3,foi fundada em 1932,a Radio Renascensa em 1938,no mesmo ano  da BBC de Londres uma das maiores a nivel mundial.Após o 25 de Abril,as Radios Piratas,das quais muitas acabaram por motivos tecnicos e economicos,ficaram algumas que hoje servem as populações mais carecidas,como a TLA,a Miróbriga ou agora a Radio Amalia,ou a TSF. O Radio Clube Portugues,tambem antigo, passou a Radi Comercial em 1979,mas em 2003 voltou a ouvir-se,com nova gestão.
Já vai longa esta cronica,mas não vou acabar sem referir alguns grandes nomes que não esquecem a quem todos os dias ouve radio,Fernando Pessa,Raul Feio,Maria Leonor, Mary,Artur Agostinho,Domingos Lança Moreira,Pedro Moutinho,Olavo de Eça Leal e tantos outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário