sábado, 24 de março de 2012

CENTRO DE DIA DA cASA DO pOVO DE ALVALADE


 O Centro de Dia da Casa do Povo de Alvalade,além de servir os seus utentes com 3 refeições diárias de qualidade,também oferece a todos, ocupação de tempos livres essencial para que mantenham as suas funções físicas e interlectuais. Dois dias por semana um professor de educação fisica orienta aulas de ginástica geriatica,um dia por semana o Padre da freguesia celebra Missa para todos que não se podem deslocar á Missa na Igreja,estando a Instituição aberta a outras religiões,além da católica,por respeito democrático,a todos os utentes. Cremos destacar nesta mensagem a atividade do animador cultural Valter que veio para a instituição fazer o estágio académico,mas pela simpatia que conquistou entre os utentes,reconhecida pela Direção,que apesar das dificuldades económicas,o contratou que se espera  seja por muitos anos. A ilustrar esta mensagem vemos uma Bordadeira pintada por uma das nossas utentes e uma flor que no Dia da mãe as utentes que ainda têm condições fisicas distribuiram pelas ruas da Vila. E muito importante que os idosos,nas instituições não estejam apenas no sofá a olhar para a Tv,mas que possam excitar as suas atividades mentais.Na organização semanal do Animador Valter há dia do Bingo,da Pintura,dos recortes de papel para as Festas de Carnaval,Páscoa,Baile da Pinha e outras atividades que a Casa do Povo promove,há sempre algo que fazer e é com bastante satisfação que vejo diáriamente a alegria e boa disposição de homens e mulheres da minha geração que na Sala das atividades lúdicas vivem horas de prazer,não se limitando a esperar melancolicamente aquele dia que todos temos certo no nosso Destino. O Dia mensal dos utentes aniversariantes,com música e lanche melhorado e visitas de utentes de outros Centros, também oferece momentos de Feliz convivio para muitos a quem nunca lhes tinham cantado os Parabens a Você. Este conceito de 3ª Idade como pessoas que para nada já servem é errado,no Brasil,país que povoamos,são chamados Da Melhor Idade,em Espanha são Os Maiores.Pelo INATEL já visitei esses paises em intercambio de Idosos e reconheci o respeito que merecemos por atingirmos idades que,infelizmente,outros não conseguem.
Ao elaborar êste texto esqueci a minha qualidade de Dirigente da Instituição,para vos transmitir do exterior os benefícios para Alvalade dum Centro aberto a todos e superiormente presidido pelo Snr. Luis Martins da Silva que tem dedicado a sua vida a esta causa tão nobre.A finalizar quero apelar aos filhos e netos de Idosos que levem os seus familiares para esta Instituição,falo para os mais jovens porque sei que a maioria dos carenciados não dispõem de acesso a estas redes sociais e não veriam esta mensagem.



2 comentários:

  1. Obrigado Sr Nobre pelas agradáveis referências que transmite acerca da Instituição de todos nós. Apenas uma retificação - O paroco da freguesia, Padre Dariuz, a seu pedido, celebra missa, uma vez por mês e não semanalmente como por lapso refere. E em principio na ultima sexta-feira de cada mês, e a cerimónia é aberta a outras pessoas que desejem assistir.Mais uma vez obrigado Sr Vice-Presidente.
    LMS

    ResponderEliminar
  2. Tem razão quanto á periocidade das missas,como não costumo assistir julgava que eram semanais,porque não é hábito ir ao centro na hora da missa. Por lapso no teclado só agora verifiquei um erro no titulo da mensagem. Obrigado

    ResponderEliminar