sábado, 17 de março de 2012

SONHAR E FACIL

"Sonhar é fácil" é o titulo de filme português,do fabuloso ator Antonio Silva,onde um modesto funcionário publico,de Lisboa sonha ser milionário com a criação de coelhos numa quinta ribatejana,o que falhou. Tive também um Sonho que vou contar: Estavamos em 2019,tinha completado 90 anos e continuava a escrever este blog,na Esplanada do Cinema Alvalade havia uma PISCINA publica,no edifício,em ruinas estavam os balneários e outros apoios,uma Biblioteca e um auditório com 200 cadeiras para projeções e mais atividades culturais,tudo construido pela Camara com o apoio de verbas da União Europeia para Cultura e Recreio.
Alvalade era um ponto de referência na rota turística do Alentejo,com o seu Museu,Igreja Matriz,Miradouro Detrás dos Quintas com um muro protetor,o Adro da Igreja também com bela paisagem,tinha as barreiras consolidadas. Na Casa do Povo um grupo de teatro amador,orientado por encenador profissional da Secretaria de Estado da Cultura apresentava bons espetáculos e continuava a manter as tradições,no campo social o Centro de Dia e o Lar  de Idosos apoiavam carenciados A Casa do Povo conseguiu comparticipação para construir a nova Creche-Jardim de Infância. Os Alvaladenses ilustres brilhavam,a AUREA tinha ganho Gramys e era famosa cantora a nivel mundial. o ANTONIO SAIOTE era um Pintor reconhecido mundialmente,com quadros no Louvre,no Prado,em Florença e muitos outros museus mundiais.o MARIO DE CARVALHO tinha ganho o prémio NOBEL da Literatura. a SILVIA ALBERTO  era a melhor apresentadora da RTP,o Futebol do FCA disputava com êxito a 1ª Divisão da AFSETUBAL.Os comboios paravam na Estação,no Agrupamento Escolar estudava-se até ao 12º ano,no Posto médico haviam médicos e enfermeiros suficientes para evitar esperas, as taxas moderadoras eram apenas para quem ganhava muito,todas as ruas estavam reparadas e não aconteciam roubos,O Dr. Luis Ramos via realizados muitos dos objetivos que lançou no seu Alvalade.info.Com tudo isto o comércio tinha muita atividade.Alvalade vencia.
Noutras áreas o Vicente Alves do Ó,meu conterrâneo e filho do amigo Francisco do Ó Pacheco,de Sines,realizador do filme FLORBELA,agora estreado,era dos melhores realizadores mundiais de Cinema.O concelho de Santiago era exemplo no pais pelas obras em prol de todos os munícipes,PORTUGAL já nada devia aos Bancos estrangeiros,não havia desemprego e o orçamento geral do estado tinha débito 0. Será que o SONHO se tornará realidade ? Estaria a sonhar,ou apenas a pensar o que devia acontecer ? Só o Futuro poderá confirmar se é apenas sonho ou realidade.

3 comentários:

  1. Desejo que veja alguns dos seus sonhos realizados. Os sonhos são desejos.São os desejos que nós temos de conseguir realizar tudo o que nos vai preenchendo o cérebro, neste aspecto de assuntos pendentes . Somos impotentes por mais que queiramos empurrar o carro ....quando gostamos muito ainda sofremos mais......há - de chegar o dia. Estes ou os seguintes hão - de perceber que Alvalade paga impostos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito que veja e comente as minhas mensagens,ontem comentei o Dia Mundial da Poesia e não me esqueci de si,leio muitas vezes os seus belos trabalhos, Se não se importar gostaria de saber o seu endereço,pode enviar para Jraposonobre@hotmail.com

      Eliminar
  2. Os sonhos do Sr. Nobre deviam ser partilhados por todos os alvaladenses na forma de ambições e objectivos.
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar