quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Cante Alentejano

Em homenagem ao Coral Alentejano do Centro de Dia da  Casa do Povo de Alvalade,misto,constituido por "jovens" a partir dos 70,o Viver Alvalade vai hoje abordar um tema de todo o Alentejo e do Pais,a candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade a apresentar á UNESCO. Segundo a Imprensa será o Dr. Rui Vieira Nery,Ex-ministro da Cultura e responsável pelo processo de candidatura do Fado,tão bem sucedido,a orientar a proposta que será apoiada pela Comissão de Turismo,Camaras Municipais e Juntas de Freguesia e todos os alentejanos. Na nossa Provincia há vários grupos que mantêm a tradição,Vidigueira,Mineiros de Aljustrel Ganhões de Castro Verde e muitos outros. A tradição foi um pouco quebrada com o surgimento dos Grupos Instrumentais,creio que iniciado pelo Grupo de Portel,com o grande êxito O Passarinho cantou,e seguido depois noutras regiões,como os nossos Amantes do Alentejo e Afluentes do Sado,voltando á tradição,conheci quando organizei,durante a Presidência da Camara,o Dia do Concelho de  Santiago de Cacem em Lisboa,na Casa do Alentejo,um Coral Alentejano,com sede na Amadora, que era constituido por Alentejanos residentes na Area de Lisboa,com qualidade acima da média,dois dos melhores eram naturais de Cercal do Alentejo.
O falecido musicologo italiano Michel Giacometti,falecido e sepultado em Peroguarda investigou profundamente as origens das tradições musicais alentejanas, o espólio creio ter sido entregue a RDP. Também o reporter da RDP-Faro Rafael Correia realizou centenas de reportagens em todo o Alentejo para o seu conhecido programa Um lugar ao Sul que ouvi todos os sabados pelas 8 Horas. Veio várias vezes a Alvalade e Ermidas,é bem conhecido do Manuel Guerreiro e do Manuel Borlinha.O trabalho destes investigadores serão elementos importantes para a proposta de candidatura.
Agora é esperar pelos resultados,estamos confiantes,um dia o Cante Alentejano será Património Imaterial da Humanidade,como o Fado,o Flamengo andaluz e o Tango Argentino.

Sem comentários:

Enviar um comentário