segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alvalade e seus valores

Ao receber um livro intitulado " As duas por três morremos",escrito por Santiago Barrigoto,pseudónimo dum Alvaladense ausente,creio que pertence a familias numerosas desta freguesia,Pereiras,Ritas e Henriques ,e da edição do Livro "Para Alvalade com Amor",onde escreveram dezenas de pessoas naturais,oriundos,ou residentes,julguei util distinguir alguns valores nacionais e internacionais ligados a esta freguesia, apenas com cerca de 2.500 habitante,mas de bons alentejanos.
Mario de Carvalho,um dos mais importantes escritores com obras traduzidas e editadas em vários paises,tambem autor 
Teatral de peças em representação por M Céu Guerra.
Augusto Deodato Guerreiro,poeta,escritor,professor universitário em Portugal e Espanha.
Eduardo Olimpio,poeta,escritor,colaborador em vários jornais e revistas,com vasta obra conhecida em todo o pais.
Antonio Saiote,consagrado Pintor,presente nas mais importantes Galerias nacionais
Milton Pacheco,formado em História de Arte,autor e colaborador em diversas obras na Universidade e Diocese de  Coimbra,um jovem com futuro brilhante.
Domingos Carvalho (já falecido) pai de Mario de Carvalho e autor de vários obras poeticas e de ficção dedicadas ao nosso Alentejo.
Emilia Pereira Dias,pintora e ilustradora de grandes méritos
Maria Dores Amado,com vasta Obra poetica publicada.
Na área da poesia,destacamos vários nomes que colaboraram em "Para Alvalade com Amor",Manuela Mestre,Maria Isabel Ferreira (mãe de Antonio Saiote),Maria Jacinta Botica e Maria Martins (Mariazinha)
Na Religião Católica,os Padres Hugo,Daniel e Atalivio,êste 
com a particularidade de abandonar o Magistério Primário para seguir a sua vocação.
Luis Pedro Ramos com o seu Alvalade.info tem divulgado a nossa freguesia e denunciado as nossas grandes  carências.
José do Rosário,autor do site Pica na Orelha.
Luis Martins da Silva,dedicou toda a sua vida ao apoio aos mais carenciados na Casa do Povo,Centro de Dia,Creche Jardim de Infância e em breve o Lar da 3ª Idade.Também o Alvalade Medieval muito lhe deve.
Rui Bento,internacional de futebol,jogou no Boavista,Benfica e Sporting e treina uma equipa da 1ª Divisão,Beira Mar.
Na politica Autarquica,tivemos um Presidente na Camara, Jose Raposo Nobre e como Vereadores,Drs. Padilha de Brito e José Bejinha e também Joaquim Gamito.
Muitos outros nomes se terão destacado,a todos a nossa gratidão.Não é possivel recordar todos.
Antes de terminar quero lembrar uma senhora,cujos ascendentes tiveram grande valor para Alvalade nas primeiras decadas do Sec.XX,já falecida,mas sempre presente na nossa memória, pela sua bondade e carinho 
como exercia a sua atividade,Maria Angela Oliveira Ataide, ao serviço dos Correios,dezenas de anos,em épocas que o analfabetismo imperava,dava sempre a sua ajuda com a melhor simpatia,a todos os que necessitavam dos serviços,como tantas vezes testemunhei.
Numa vila onde a toponimia tem tantos nomes sem qualquer justificação,porque se esquece quem tanto merece não ser esquecida ?

Sem comentários:

Enviar um comentário