sexta-feira, 7 de outubro de 2016

FIGURAS TIPICAS DE ALVALADE 2

Pelo agrado com que os nossos leitores receberam a mensagem FIGURAS TIPICAS DE ALVALADE 1 vamos continuar a citar nomes que ao longo dos anos se têm distinguido:


TIO CONCERTINA-Era nortenho,deslocou-se para o Alentejo,trabalhava em Conqueiros,tocava Concertina,animando os jovens nos Bailes nas eiras nas noites deste Verão alentejano.Gostei sempre muito deste homem simples com o seu sotaque transmontano,mas falando um português muito  correcto.Na pequena Concertina tocava sempre a mesma música,embora dissesse."aqui vai mais outra".Certo é que as "moças e os moços" se divertiam com as "gaitadas" do Ti Concertina.


Não é a primeira vez que neste Blog referimos esta personalidade que na nossa infância e adolescência bastante admiramos,falamos de LUIS LOPES.conhecido por TIO LAMEIRÃO. Veio do Norte do país e adquiriu uma propriedade rústica na margem direita do Rio Sado,denominada ZAMBUJEIRA.Na minha infância fui muitas vezes com meu pai,seu grande amigo,a sua horta,onde em Setembro comíamos pela manhã os belos figos brancos,depois fui caixeiro do Snr. Cabrita Cortes,onde comprava tudo o que necessitava,roupas,calçado e mercearias para seus filhos.Em acordo, não pagava,quando acertaram as contas o Snr.Cabrita Cortes ficou com a propriedade da ZAMBUJEIRA.Nunca percebi êste negócio,nunca assisti ás contas,mas sei que o Snr. Cabrita Cortes era pessoa honesta.
A sua grande característica era a dedicação ao profecta-trovador BANDARRA ,poeta e sapateiro que previu o futuro de Portugal,prevendo também as condições climatéricas dos anos que se seguiam.Nasceu e viveu em Trancoso no Sec XVI.Lendo o que Bandarra escreveu e saber Ler era raro na época,LUIS LOPES,era conselheiro de muitos alvaladenses,prevendo as chuvas,ou a falta delas,confiando no profecta,enterrava pão e outros géneros alimentícios porque não tardava uma grande tormenta neste planeta que se teve principio,terá fim.Falei muitas vezes com ele e sempre me impressionou a sua elequência,baseada no profecta em que sempre acreditou.Quando sentiu que ia falecer pediu aos familiares que não o vestissem,queria morrer como nasceu,embora houvessem controvérsias,foi cumprida a sua vontade.Concordando ou não com a forma como viveu,foi uma das grandes FIGURAS DE ALVALADE na primeira metade do Sec. XX


Jraposonobre@hotmail.com
PELOURINHO DE ALVALADE



Sem comentários:

Enviar um comentário