domingo, 13 de março de 2016

ALENTEJO E O FUTURO

ALENTEJO-ACRILICO DE EMILIA PEREIRA DIAS
O nosso Alentejo pode ter grande influência estratégica no futuro do nosso país. No SEC XXo interior era o  celeiro do país,ai se cultivava trigo,aveia,centeio para o Pão,base da nossa  alimentação,também   de suas  vinhas produzia-se  o excelente Vinho que conhecemos. Hoje predomina a produção de Azeite com a plantação de Olivais em sistema que permite a mecanização das colheitas,tratadas em modernos Lagares,o que facilita a exportação de azeite super virgem,apreciado em todo o Mundo. A construção de Barragens,como Rocha e Alqueva,com canais que vão irrigar excelentes várzeas,onde se cultivam Tomate,Arroz e milho.
O interior irá beneficiar com a construção da auto-estrada,agora suspensa,que ligará o Porto  de Sines á Europa,através de Espanha,os concelhos do interior terão acessibidades a tão importante rodovia e certamenre irão desenvolver-se.
Sobre o Litoral,além da importância do Porto Sines,um dos melhores da Europa,beneficiando do alargamento   do Canal do Panamá e da Auto estrada,tem o futuro assegurado. O turismo da Costa Alentejana com destaque para as magnificas Praias de Sines,S.Torpes,Porto Covo,Malhão (em fase de melhoramentos) Vila Nova de Milfontes,Almograve e Zambujeira do Mar ,Temos enormes potencialidades, é preciso que as entidades responsáveis não deixem morrer a Galinha dos Ovos de Ouro. Conhecemos os Litorais de Espanha,França e Itália,podendo afirmar que temos grande futuro no Turismo balnear,O nosso futuro também é o Mar.Voltando ao interior do Alentejo,também sabemos que estudos geológicos  feitos por Empresa canadiana provou a existência de vários minérios numa linha que começa no concelho de Grandola,Alvalade,Aljustrel,Castro Verde e Mértola
Pensem amigos que o Alentejo, esquecido durante a Ditadura,é a região com mais promissor futuro

Jraposonobre@hotmail.com
PRAIA DE SINES-FOTO DE LUIS RAPOSO

Sem comentários:

Enviar um comentário