sábado, 25 de maio de 2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.ARMÉNIO LANÇA-ALVALADE

Ao tomar conhecimento de que o Agrupamento de Escolas de Alvalade será denominado Agrupamento de Escolas Dr.Arménio Lança o Viver Alvalade quer manifestar a sua satisfação pela decisão tomada e saudar o Conselho Diretivo na pessoa da Drª Fernanda Bica.Certamente que esta decisão justa consagra a atividade do Dr. Arménio no exercício das suas funções na Direção da Escola.
Porém.o Viver Alvalade deseja ir à criação da Escola e  comentar a influência do Dr. Arménio.Quando em Fevereiro de 2011,escrevemos ESCOLAS DE ALVALADE-A VERDADE DA MENTIRA,dissemos o que agora vamos repetir:
A Camara Municipal a que presidi, verificou que crianças que completavam a escola primária, para seguir os seus estudos, teriam de percorrer diáriamente 80 Klm.para frequentar a Escola em Santiago de Cacem.Em sessão a Camara aprovou que se solicitasse ao Ministério da Educação a construção de Escola C+S em Alvalade,servindo também os alunos de S. Domingos e Ermidas. Geográficamente Alvalade oferecia melhores condições,13 Klm a Ermidas e 14 Klm a S.Domingos.A Camara organizou um processo e pedi ao Dr. Arménio Lança,que exercia a sua atividade de Professor em Aljustrel, para elaborar um relatório justificativo da nossa pretensão o que fez graciosamente e o resultado das várias deligências da Camara é a criação da Escola,elemento decisivo para que Alvalade,que perdeu a ECA e a ORISUL,seguisse o caminho do progresso numa época em que avançava a expansão urbana.Devo informar que também era Vereador da Camara o Alvaladense Dr.Joaquim Padilha de Brito.
No momento em que o Agrupamento de Escolas homenageou o Dr.Arménio Lança,deixando o seu nome para sempre ligado à Escola,O Viver Alvalade quis recordar que o Dr. Arménio também colaborou no processo da criação,o que,certamente  era ignorado.
Recordamos que o Dr. Arménio era Presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses
Faleceu em Agosto de 2010.

Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário