segunda-feira, 23 de abril de 2012

25 DE ABRIL,DATA HISTORICA


Comemoramos
esta semana o 38º aniversario do Movimento que libertou o País de 40 anos de Ditadura.Já tudo foi dito e redito,mas quero apenas citar alguns pormenores muito importantes. O fim da injusta Guerra Colonial,onde tantos foram mortos ou mutilados para sempre,o sofrimento dos familiares,ansiosos por receber os aerogramas que traziam noticias,tantas vezes positivas,quando tudo corria mal. O fim da censura e da policia politica,que fez tantas injustas detenções a quem o único crime era pensar de maneira diferente,um sem número de motivos para que um grupo de militares tomassem a iniciativa de mudar o pais,com uma revolução pacifica,que lindo foi ver o Povo e os militares unidos,entre abraços,beijos e os belos cravos vermelhos,que simbolizam para sempre a revolução pacifica do MFA e do POVO PORTUGUES. O unico incidente, com morte de duas pessoas foi provocada pela famigerada PIDE quando o Povo foi para junto da sua Sede reclamar a sua extinção.

Sei que muitos se admiraram que no  Plano estratégico da noite de 24 para 25 de Abril não fosse logo tomada a Sede da PIDE,as forças armadas de Salgueiro Maia e outros oficiais ocuparam a Radio,a TV,o Quartel do Carmo,o Ralis e outros pontos vitais. Anos mais tarde fui a um almoço na antiga FIL,na Junqueira,onde estavam representantes do MFA,ficou na minha mesa Otelo Saraiva de Carvalho,foi o momento para lhe perguntar,como chefe das forças que executaram o movimento,porque não foi na noite ocupada a Sede da PIDE,ao que respondeu : A força a quem tinha sido destinada essa ação,á ultima hora,recusou intervir.
Perante a situação haviam duas soluções,ou não tomar a PIDE,ou suspender o movimento,o que era muito perigoso. Foi decidido avançar,esta a razão porque a PIDE teve tempo de queimar muitos arquivos,os dirigentes fugirem e fazer fogo sobre os manifestantes.Claro que também disse qual foi o Regimento e os oficiais que recusaram,mas como me foi pedido segredo,não vou agora denunciar.
Também quero recordar o que foi feito pelas Camaras Municipais,Juntas de Freguesias e Comissões de Moradores nas Obras Básicas que todo o país beneficiou,energia elétrica,agua,esgotos,estradas, expansões urbanísticas,de que Alvalade é exemplo,assim como outras freguesias do concelho. 25 de Abril de 1974,uma data a ficar na nossa História.

Sem comentários:

Enviar um comentário