domingo, 11 de junho de 2017

SANTOS POPULARES

 Estamos no mês dos Santos Populares,SANTO ANTONIO,S.JOÃO e S.PEDRO. o SANTO ANTONIO é,por tradição festejado em todo o país,mas,principalmente,em Lisboa,em 12 e 13 de Junho com o desfile das Marchas dos Bairros na Av. da Liberdade e que a RTP 1 costuma transmitir,nos bairros come-se a Sardinha assada e bebe-se o bom Tinto Alentejano.O S.JOÃO, em 23 e 24 de Junho,é de todo o pais,mas tem no Porto,com o alho porro o principal festejo.S.PEDRO,dia 29 de Junho é também de todos,mas EVORA dedica- lhe mais atenção com a sua Grande Feira.
Na nossa terra,antigamente,faziam-se Mastros e Fogueiras com rosmaninho,festejando os 3 Santos.O Comércio tinha muito movimento,era época das ceifas,os salários iam para os 30 escudos,quando durante os restantes meses eram uns míseros 17 ou 18 escudos.Comprava-se roupa para o Inverno. A história do alentejano que comprou um Capote e estreou no S. João,quando o calor chegava aos 40% é verdadeira.Vendi Samarras com gola de Raposa que estreavam nesse dia Festivo.Digo com conhecimento,por ser a minha atividade, que o S.João e o Natal eram as épocas de mais vendas.Tradições que se perderam,quanto aos Salários,tudo bem,mas podia-se Festejar.Recordo que quando fui Empresário do Cinema, organizei uma Grande Noite de S.João,23 de Junho na Esplanada.No dia 22 com a simpática ajuda de muitas jovens,decoramos a Esplanada com papeis de cores e balões.Na madrugada, uma inesperada trovoada,destruiu tudo.O Acordeonista veio do Algarve e a Festa foi brilhante,mesmo sem decorações.Nunca se deve desistir mesmo que meios que não dominamos nos ataquem.
Quando fui a Itália visitei Pádua,onde SANTO ANTONIO morreu,depois de ter passado por Marrocos para ajudar doentes,mas os italianos não negaram que era português, é muito venerado pelo bem que lá fez,chamava-se Fernando Midões

Jraposonobre@hotmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário