quinta-feira, 7 de junho de 2012

PROF DR. AUGUSTO DEODATO GUERREIRO

Em 2011 fizemos uma mensagem sobre os valores alvaladenses,no campo das Artes,das Letras,da Musica e do Desporto,já citamos individualmente o Pintor Antonio Saiote e o Poeta e Escritor Eduardo Olimpio,hoje vamos falar dum interlectual importante a nivel nacional e que esperamos um dia ser distinguido no Dia de Portugal pelo Snr. Presidente da Republica,bem merece,senão vejamos: nasceu no Monte de Olhalva,Alvalade,filho de Manuel Paulo(já falecido) e de Ana Maria,meus compadres,por ser amigo, fui padrinho de seu irmão Manuel,emigrante em França,quando tinha pouco mais de um ano foi atingido pelo coice de uma mula,ficou ás portas da morte,mas a Vida venceu,ficou sem visão,aprendeu acordeão e com apoios foi para Lisboa estudar,não me vou alongar muito,apenas citar o seu curriculum,cada um  apreciará a elevada inteligência,força e determinação dum HOMEM invulgar:
Doutorado em Ciências da Comunicação e Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.
Técnico Superior e Acessor Principal de Bibliotecas e Documentação do Gabinete Cultural da Camara Municipal de Lisboa (Polo interactivo de Recursos Especiais).
Professor Associado da Universidade Lusofona de Lisboa
Diretor de Mestrados na mesma Universidade.
Unico estrangeiro a orientar doutoramentos em Ciências de Informação na famosa Universidade Complutense,de Madrid (ESPANHA).
Tem mais de 20 livros e 200 artigos publicados,de alto interresse cientifico na  especialidade Comunicação Alternativa.
Na sua vasta produção literária teve a coragem e o respeito pelo Destino,de um dia escrever um poema intitulado Graças,a pensar na mula que lhe deu o coice e dizer,"se não fosse ela eu não seria o que sou hoje e teria emigrado,como os meus irmãos". E preciso coragem...
Tem a seu lado uma excelsa esposa,também poetisa,Maria de Lurdes Guerreiro,cofundadora da Tertulia dos Moinhos em Feijó, A terminar transcrevemos um poema que o Dr. Augusto dedicou á sua e nossa terra:
                         Quinhentos anos,Alvalade
                         De Foral Régio e humildade
                         Tão rica em feitos e ideais...
                         Cantando a História nos corais.
                         Numa memória sem idade
                         Sobre o mal e bem ancestrais!
                         Guardo de ti sempre saudade,
                         De ti,força e civilidade,
                         De ti,amor cada vez mais,
                         Tu,berço e estrela do meu cais!


E com grande satisfação e orgulho que o Viver Alvalade destaca um Alvaladense e grande interlectual a nivel nacional e internacional.Que os principais responsáveis não ignorem.


Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário