sexta-feira, 18 de março de 2011

Desporto em Alvalade-Sec XX

Vou falar hoje de três modalidades desportivas a que estive ligado.
CICLISMO nos anos 50  disputou-se entre o largo da Republica (Jardim) e a Estação dos C/ferro  um circuito que atraia a Alvalade centenas de pessoas. Em conversa com o comerciante de Bicicletas Zé Rosinha e o Manuel Rita,pai do Padre Atalivio,resolvemos organizar êsse Circuito,convidando ciclistas e clubes da zona de Torres Vedras,onde haviam várias escolas da modalidade.Vinham as categorias de juniores e amadores federados,alguns que mais tarde foram vedetas na Volta a Portugal. De Alvalade corria o nosso amigo Copi,tinha bicicleta de corrida,usava equipamentos próprios,era um grande entusiasta do ciclismo. O Comércio local oferecia Taças e através de altifalantes fazia.se publicidade. Eram domingos de grande animação na vila.
FUTEBOL Em 1968 fui Fundador do Futebol Clube Alvaladense com os Snrs Eng. Araujo,Manuel Lança e Sousa(Gerente da ECA). Ajudou-nos o Chefe Guerreiro,dos C/ferro que sendo barreirense conseguiu gratuitamente equipamentos e botas do Barreirense e que o nosso clube fôsse filial,daí a denominação que ainda hoje usa. Nessas épocas o clube disputava provas da Associação de Setubal,2ª distrital,deslocando-se para jogar á zona norte do distrito,Alcochete,Samouco,Lagameças e outras , nos domingos que recebia essas equipas,algumas trazendo autocarros com apoiantes,eram dias de grande movimento na vila que hoje recordamos com saudade.Foi na epoca em que veio jogar o Carlitos que por cá ficou,jogava na baliza o saudoso Chico da Luz,o Daniel e outros que vinham do Cercal,Aljustrel,etc. O clube tinha uma boa equipa.O treinador era o Manuel Rita,bons tempos.
FUTSAL Esta modalidade que antigamente se chamava Futebol de Salão,ou de 5, começou em Alvalade na Esplanada do Cinema,tive essa iniciativa para ajudar o Clube. Vinham equipas das terras vizinhas,As entradas eram pagas e toda a receita revertia totalmente para o clube. A Luz e outras despesas eram de minha conta. Nesse tempo,aqui nesta zona alentejana,apenas em Santiago se disputavam provas,organizadas pelos Bombeiros Voluntários. Tudo terminou quando num jogo com S.Domingos houve uma briga com os adeptos dessa equipa devido a uma decisão do árbitro,o que hoje ainda acontece.Como a GNR estava presente,era obrigatória a sua presença em todos os espetaculos,tivemos de desistir.
Este testemunho serve para que as novas gerações conheçam que Alvalade,teve antigamente bons espetáculos,de cinema e musicais,como já referi noutro blog,,também no campo do Desporto a nossa terra se evidenciou. Daqui vai um incentivo aos jovens para que o Alvalade Medieval seja uma referência positiva nêste Alentejo Litoral

Sem comentários:

Enviar um comentário