terça-feira, 29 de novembro de 2016

ALENTEJO,ALENTEJO... 2


CEIFEIROS NO ALENTEJO-OLEO DE ENGº ANTONIO SAIOTE
 Continuamos a descrever o que foi o nosso Alentejo.
Na primeira mensagem referimos as primeiras décadas do Sec.XX.Nos anos seguintes o Plano de Rega modificou o tipo de culturas com as Barragens de Campilhas,Roxo e Rocha trouxeram a agua às Varzeas de Campilhas e Sado.Os agricultores ribatejanos que produziam Arroz ,deslocaram-se para o Alentejo,com boas terras e arrendamentos mais baratos. Esta cultura empregou muitos trabalhadores locais e trouxe outros.Foi instalado um Secador e uma Fabrica de descasque a ORISUL. Seguiu-se a Cultura do Tomate e foi construida a Fabrica de Concentrados (ECA), em 1960,cujo producto era quási totalmente para exportação pela alta qualidade do Tomate,desta região.
Foi constituida a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, em Alvalade,junto à EN 261/2 para gerir as águas das Barragens e conservar os canais.Mais tarde,dentro do Plano de Regas do Alentejo,foi construida a Barragem do Alqueva (o maior lago artificial da Europa) para fornecer água ás Barragens antes construidas, em anos secos.
Assim os anos 60 e 70 do Sec,XX foram de grande actividade nesta Vila.Trabalho para todos os naturais,vinda de muitos trabalhadores para a apanha do Tomate e funcionamento das Fábricas,o Comércio abriu novas lojas,o Cinema Alvalade,além de magnifícos filmes produzia Espectáculos com as melhores vedetas da Rádio e da TV,época de Ouro que culminou com a Revolução dos Cravos em 1974 que nos libertou da Ditadura.
Pelos mais variados motivos Alvalade quási tudo perdeu e hoje encerram lojas,os comboios passam e não param e o seu bom povo espera que algo aconteça para melhorar a vida nesta tão antiga Vila que foi concelho mais de 300 anos.com boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias,espera-se que agro industrias, ou outras, tragam novas actividades  para que os nossos jovens não tenham de emigrar.
Hoje no Alentejo predominam os Olivais plantados para que os trabalhos de apanha sejam feitos por máquinas,novos lagares em Carapetal (Alvalade) e Ferreira do Alentejo. 



PAISAGEM ALENTEJANA -FOTO DE ERCILIA ARAGÃO


Sem comentários:

Enviar um comentário