quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O QUE É ALVALADE

PONTE ROMANA
O nome de ALVALADE poderá ter origem no termo árabe AL BALADE,Local de habitação plano e murado,segundo os árabes,mas se os Visigodos e os Romanos viveram aqui muitos anos antes,segundo muitos achados arqueológicos a aguardarem o Museu prometido pela Camara Municipal,que nome lhe deram ? Se alguém sabe que nos informe.Era local apetecível para esses Povos,plano elevado,boas terras para semear,dois Rios (Sado e Campilhas) com abundância de àgua, sem perigo de inundações na Vila devido a ser um plano elevado,cremos que na antiguidade  outros Povos também aproveitaram este magnifico local,como os Celtas ou os Iberos.Segundo o arqueólogo Jorge Feio a palavra AL BALADE também significa "caminho" "via" ou "a calçada".Por aqui passava um caminho para Miróbriga (cidade importante)e Vipasta,hoje Aljustrel.Miróbriga,segundo se descobriu nas escavações era uma zona termal e tinha um Circo para 30.000 pessoas,o que significa a sua importância e AL BALADE era uma via de acesso a Miróbriga.
Hoje dia chuvoso,que nos faz meditar,recordamos o passado Histórico de Alvalade,vila antiga que tem passado por épocas de grande brilho,como os anos 60 e 70 do Sec. XX,está neste momento a enfrentar dificuldades,esperamos que passem,apelamos à Camara Municipal para que ,dentro das suas possibilidades económicas, nos ajude,que os seus técnicos estudem  a situação e  apresentem soluções possíveis,os alvaladenses merecem.
Para comentar o nosso passado,fizemos pesquisas,consultamos o Alvalade.info do nosso amigo Luis Pedro Ramos e recorremos á nossa memória.

Jraposonobre@hotmail.com
PADRE JORGE DE OLIVEIRA,A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DE ALVALADE
NAS PRIMEIRAS DECADAS DO SEC.XX.REUNIU UM IMPORTANTE ESPÓLIO  DE ACHADOS
ARQUEOLÓGICOS E ESCRITOS,A QUE NUNCA TIVEMOS ACESSO.
     
RUINAS DE MIRÓBRIGA
                              

Sem comentários:

Enviar um comentário