sexta-feira, 24 de abril de 2015

VIVA O 25 DE ABRIL




Comemora-se este ano o 41º Aniversário da Revolução que acabou com a Ditadura fascista e devolveu a DEMOCRACIA (Democracia quer dizer:Poder ao Povo) ao nosso país. Vivi muito intensamente esta feliz época da nossa História,poucos dias depois,em 4 de Maio, fui Eleito,com 95% dos Votos pela População de Alvalade (na Sala da Casa do Povo estavam aprox 5oo pessoas)para integrar a Comissão Administrativa da Camara Municipal de Santiago de  Cacém que geriu o Município até ás Eleições Autárquicas em 1976,a que concorri nas listas da então FEPU e venci,sendo eleito Presidente para 1977/79 e depois para 1080/82,como Vereador
Em 1975 realizaram-se as primeiras  Eleições Livres para formar a Assembleia Constituinte que elaborou e aprovou Nova Constituição para o País em termos Democráticos e que ainda hoje vigora,com algumas alterações entretanto aprovadas.
A Comissão Administrativa desempenhou importante actividade,organizando os Cadernos Eleitorais,percorrendo todos os locais do concelho onde iriam funcionar as Assembleias de Voto,ensinando aos futuros membros das Mesas de Voto como deviam orientar o acto,fazer a contagem de votos,preencher as Actas e transmitir os resultados á Central instalada na Camara.
Percorremos,com os nossos colegas, todas as povoações do concelho para saber quais as Obras mais urgentes,com a importante colaboração de Comissões de Moradores que se formaram. Muito se fez,os mais antigos não esqueceram. Fui o representante da Câmara na Reunião Inter Câmaras,RIC,  que reunia semanalmente em Setubal,onde, com os nossos colegas de todas as Câmaras do Distrito,a representante de Setúbal era a Drª Odete Santos, trocavamos  experiências úteis para todos e que muito ajudou no exercício das funções de Presidentes. Nas grandes carências que existiam em todo o concelho que eram as  infraestruturas básicas muito foi feito,tal como em todo o país.Sentimos o conforto de cumprir o que os Eleitores esperavam de nós, quando, votando, confiaram! O gosto do dever cumprido.
Mesmo com raras situações menos positivas,consideramos que no Sec. XX o 5 de Outubro de 1910 e o 25 de Abril de 1974 foram as datas mais relevantes na História contemporânea de Portugal.
A terminar uma homenagem do Viver Alvalade a quem através da Musica consagrou o 25 de Abril:Pedro Osório e Ary dos Santos,já falecidos e Ermelinda Duarte (Uma gaivota voava,voava)
Jraposonobre@hotmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário