domingo, 19 de abril de 2015

FESTIVAL GASTRONÓMICO EM ALVALADE

A Junta de Freguesia de Alvalade,Presidida pelo nosso amigo Rui Madeira,está a preparar um FESTIVAL GASTRONÓMICO com base na Cultura do Tomate,envolvendo os Restaurantes de Alvalade e da Mimosa. A Junta de Freguesia já assinou um acordo de  parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional,para Formações ligadas á Gastronomia,criando um conjunto de pratos á base de tomate que venham a ser uma referência nacional.
O tomate,com a fundação da ECA em 1960, foi o polo de desenvolvimento desta freguesia. O concentrado era exportado para vários países,para ser utilizado nas  industrias de conservas de peixe.Na década de 60 haviam no país mais de 30 fábricas,hoje são 4 ou 5. Os produtores de Alvalade têm de levar as suas produções para Alcácer do Sal,ou Marateca. Isto, porque os paises do Norte de Africa,com mão de obra mais barata,foram concorrentes que levaram o produto aos mercados internacionais por preços com que os nossos industriais  não podiam competir,embora fossem de qualidade superior.
Apoiamos a iniciativa da Junta de Freguesia,por razões turisticas e valorização de produto da nossa região,como é o vinho e a Valouro na produção de Frangos,com a saida de milhares diariamente.

Jraposonobre@hotmail.com
ALVALADE  FOTO AEREA

Sem comentários:

Enviar um comentário