terça-feira, 19 de novembro de 2013

SONHAR É FÁCIL

Em 1951 foi estreado este magnifico filme,com os melhores atores da época,Antonio Silva e Laura Alves.No ex-Cinema Alvalade foi exibido 2 vezes,sempre com enorme exito.
Contava a vida dum contabilista que trabalhava numa empresa de Lisboa quando recebeu herança familiar de uma Quinta no Ribatejo.Ao visitar o local verificou que podia instalar Coelheiras,sabendo que as coelhas têm em média 7 ou 8 crias,fez contas e concluiu que comprando 50 coelhas e alguns coelhos para cobertura poderia fazer fortuna com o negócio,eram milhões de coelhos,porque SONHAR É FACIL,porém. na realidade há sempre dificuldades,doenças nos coelhos e outras. Resultado,o negócio falhou e voltou para Lisboa. Esta história, adaptada aos nossos dias,comparamos com os sonhos de milhares de pessoas que não resistem aos telefonemas de valor acrescentado,da SIC,TVI e RTP e gastam em cada chamada 0,60 euros,mais IVA:0,738  euros.
O sonho é sempre ajudar filhos e netos,raramente se ouve o inverso,ajudar pais ou avós.Nalguns programas é  irritante a insistência para que telefonem.  Não admira porque vimos na Imprensa que em 2012 as Televisões lucraram 26 milhões de euros com estas chamadas.Mas também os Jogos na Internet viciam muitas pessoas,sobretudo jovens,que complicam a vida dos pais com dividas causadas pelo vicio do Jogo. Os Jogos Santa Casa,raspadinhas,
euromilhões,totobola, totoloto,lotarias têm destinos sociais e não levam a vícios,como os jogos de Poker na Internet.Nos telefonemas para as Televisões nunca fica claro se os vencedores existem. Chegamos á triste conclusão que em épocas de crise,mesmo quem tem pouco,é seduzido pelo sonho dum ganho,porque SONHAR É FACIL,como no filme,mas a realidade é bem diferente.

Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário