domingo, 5 de fevereiro de 2017

SER ALENTEJANO

ALENTEJO-ACRILICO DA ALENTEJANA EMILIA PEREIRA DIAS
Ser Alentejano durante os 40 anos de fascismo foi uma luta diária pela sobrevivência.Nas planícies dominavam as Searas de Trigo e outros cereais. Depois das sementeiras no Outono,seguiam-se as mondas.Mulheres percorriam Kilómetros para iniciarem o trabalho ao nascer do Sol e ganhar 7 escudos,quando o pão custava 3.30,o restante dava para 1 dcl. de azeite e um pouco de toucinho para conduto,pediam 1 rabo de bacalhau para dar gosto á açorda,Seguia-se a apanha da azeitona,depois as desmoitas.Os homens guardavam o gado,conduziam carroças e outros serviços,se não havia trabalho a fome,alguns pediam esmola,constituindo grupos que percorriam os Montes,onde alguns Lavradores beneméritos davam ajuda.Não havia Segurança Social,nem subsídios,nem reformas.Escritores como os nossos falecidos amigos Manuel da Fonseca e Domingos Carvalho tão bem contaram nos seus livros.Nestas tristes condições de vida não foi difícil que Partidos de Esquerda,como o PCP,se implantassem no Alentejo,ajudando os alentejanos para lutarem pelos seus direitos,não foi por acaso que Catarina Eufémia era alentejana. No Verão a situação melhorava com as Ceifas,onde os salários aumentavam.Tinham de ser  feitas num curto prazo,os alentejanos não chegavam  e vinham os algarvios para ajudar.Os alentejanos sofriam também com as condições climatéricas,no Inverno o frio,com temperaturas abaixo dos 0º e no Verão o calor chegava aos 40º,sempre temperaturas extremas a criar mais dificuldades.
Veio 1974 e no 25 de Abril,os militares com o apoio do Povo,baniram o fascismo e passou a haver Segurança Social,Reformas,melhores salários e Serviço Nacional de Saúde.
A Liberdade chegou 40 anos depois,que continue para bem dos nossos descendentes.

J.raposonobre@hotmail.cm
ALENTEJO-FOTO DE ERCILIA ARAGÃO

1 comentário:

  1. A vida era muito dura no Alentejo,pela sua descrição muito bem escrita de forma clara e real,muito importante que os jovens conheçam essa dura realidade,para que nunca mais voltem situações dessas.
    havia miséria,repressão,sofrimento.Hoje estamos em liberdade,democracia,que haja pão paz,educação,saúde para que o nosso Alentejo volte a cantar e se viva feliz.Linda a foto da nossa amiga Ercilia Aragão,belos campos do nosso Alentejo .Obrigada por este Blogue Viver Alvalade!!!

    ResponderEliminar