sábado, 29 de outubro de 2016

SINES O PRINCÍPIO-ALVALADE TALVEZ O FIM

SINES-È muito antiga,foram encontrados vestígios de Romanos,Visigodos e Vândalos.No final do Sec. XII foi reconquistada aos Mouros e no Sec. XIII foi entregue aos Cavaleiros da Ordem de Santiago. Em Novembro de 1362 recebeu o Foral do Rei D.Pedro 1ºe em 1512 D.Manuel 1º concedeu-lhe o Foral Novo. Na sua história recente,Sines beneficia de excelentes instalações portuárias,das melhores da Europa,pela profundidade das suas águas,com terminal petrolífero e de contentores. Foi elevada a Cidade em 1997.
Nasci no seu Castelo porque estava aí instalado o Posto da GNR e o Comandante do Posto,meu pai,vivia onde hoje é o Museu. Tenho em Sines os familiares maternos.
ALVALADE VISTA AEREA


ALVALADE-Freguesia do concelho de Santiago de Cacém,com a área de 161,12 Klm2 e uma população de cerca de 2.500 habitantes.Não se sabe quando foi fundada,mas têm sido  encontrados vestígios da passagem de Visigodos,Romanos e Mouros.A principal actividade é a agricultura,com destaque para a Cooperativa Alen Sado. Foi importante na produção e industrialização de Tomate.Hoje tem importante criação de Frangos da firma Valouro,donde diáriamente  saem milhares de aves prontas a ser comercializadas no país e estrangeiro. 
Vim para esta Vila com 5 anos,meu pai trocou o Posto da GNR de Sines por o de Alvalade.Aqui me fiz homem,com períodos noutros locais.Fui Caixeiro,Comerciante,Empresário de Cinema e Espectáculos,Dirigente Associativo,Autarca concelhio e de Freguesia,Dirigente de entidade equiparada a IPSS.Em suma:Aqui fui Feliz.Aos amigos do Viver Alvalade,perdão pela aparente imodéstia desta mensagem,mas achei necessidade de contar a minha história ligada a SINES e ALVALADE.
Jraposonobre@hotmail.com
CASTELO DE SINES E ESTATUA DE VASCO DA GAMA


1 comentário:

  1. Sines linda cidade e nascer no castelo,um privilégio que no tempo dos reis

    Parabéns pela narração histórica tão bem descrita,que faz de Sines e Alvalade.
    Muito interessante saber que nasceu no Castelo de Sines.Obrigada pela informação que nos deu.Gosto muito de ler o seu blogue.



    ResponderEliminar