quinta-feira, 6 de novembro de 2014

LIVROS E LEITURA



Coincidindo com o lançamento hoje do novo livro do conceituado escritor Mário de Carvalho QUEM DISSER O CONTRÁRIO TEM RAZÃO vamos escrever sobre Livros e hábitos de leitura. Permitam os meus amigos que faça uma auto biografia com o meu gosto pelos Livros e leitura.Logo que aos 8 anos comecei a ler, me interessei pelo jornal que meu pai tinha todos os dias,O SÉCULO,que ás quintas feiras trazia o suplemento infantil PIM PAM PUM. Foi lendo êste jornal que acompanhei a Guerra Civil de Espanha que implantou Franquismo,recordo as atrocidades cometidas contra as forças democráticas.Nos livros comecei a ler Júlio Verne,por empréstimo do Padre Jorge de Oliveira,que já acamado me recebia sempre com amizade,li toda a colecção,seguiram-se os Cinco e os Sete, depois os clássicos portugueses,Eça (o preferido) Camilo e as suas tragédias,Aquilino,Fernando Namora,Júlio Diniz,Saramago.Dos estrangeiros destaco Victor Hugo,Oscar Wilde,Balzac,Dumas,Tolstoi,Agatha Christie e tantos outros.Dos portugueses em especial Mário de Carvalho,cujas origens são Alvaladenses e Manuel da Fonseca com quem convivi durante os anos em que fui autarca,tive o prazer de organizar a primeira Homenagem que a sua terra Natal lhe prestou,Santiago do Cacém.A Festa constou de almoço em campo para centenas de admiradores,á tarde exibição do filme CERROMAIOR na Sociedade Harmonia,a que se seguiu uma sessão solene onde o Jornalista Batista Bastos fez o elogio ao homenageado,á noite um espectáculo na Esplanada do campo de futebol,onde actuaram OS TROVANTE,em inicio de carreira,SAMUEL e ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA,que faleceu poucos meses depois. De Lisboa vieram muitos escritores e outros amigos do homenageado.Nos palcos fui apresentador,com grande número de assistentes,admiradores do grande escritor alentejano.
Voltando ás leituras,muitas personagens de tantos livros que li ficaram na minha memória até hoje,Conselheiro Acácio,Carlos da Maia,Maria Eduarda,Dr. João Semana,as Morgadinhas,Blimunda.
Nos anos 60 um dos livros que mais me marcou foi PELE,de Henrique Galvão,o Capitão anti-fascista que desviou o navio SANTA MARIA para o Brasil e assim alertar o Mundo sobre a Ditadura que se vivia em Portugal.
Embora agora hajam tantas tentações,nada substitui a leitura dum bom livro.Para quem não frequentou Liceus ou Universidades,é de grande utilidade a LEITURA.Diz quem sabe...


Jraposonobre@hotmail.com





Sem comentários:

Enviar um comentário