quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CANTE ALENTEJANO-PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE-A UNESCO APROVOU

CORAL MINEIROS DE ALJUSTREL,O MAIS ANTIGO DO PAÍS

CORAL ALENTEJANO DO CENTRO DE DIA DE ALVALADE
CORAL DA CASA DO POVO DE SERPA QUE SE DESLOCOU A PARIS
Foi hoje pelas 10,18 H. que a UNESCO reunida em Paris aprovou ,por unanimidade, a consagração do CANTE ALENTEJANO A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE,seguiu-se a atuação do Coral de Serpa com a moda ALENTEJO.ALENTEJO.Foi transmitido em direto pela ANTENA 1 que tinha a sua emissão da manhã de Castro Verde,da Taberna do João das Cabeças (de borrego). Para assistir á reunião da UNESCO a Camara Municipal de Serpa enviou o seu autocarro a Paris com os 22 elementos do seu Coral,convidando o Inatel,Comissao de Turismo do Alentejo  e Comissão Organizadora do Projeto,além de membros de outras Camaras Alentejanas com Grupos Corais.È da maior importância para o Alentejo  o reconhecimento internacional dum cante nascido do Povo trabalhador rural que cantava o que lhes ia na alma,quando caminhavam para o trabalho, mondavam ou ceifavam,para aliviar o sofrimento da rudeza da atividade, o frio das geadas,ou o calor tórrido deste Sul da Europa. O músicologo italiano,falecido no Alentejo e sepultado na aldeia de Peroguarda,Michel Giacometti,estudou,como ninguém a origem dêste milenar Cante do nosso Povo.
Conquistada esta Vitória,é necessário que não se pare,que as Camaras e os Departamentos Culturais e Turisticos aproveitem o interesse que irá despertar em todo o Mundo que hoje tomou conhecimento que existe CANTE ALENTEJANO, a par do TANGO ARGENTINO,do FADO e do FLAMENGO.
Felicitamos o BRASIL porque a sua Dança CAPOEIRA também foi ontem consagrada PATRIMONIO DA HUMANIDADE pela UNESCO .
Um pormenor importante,quando nos anos 60,Zeca Afonso compôs a famosa canção GRANDOLA VILA MORENA,numa visita a Grandola,seguiu o ritmo do Cante Alentejano.

Jraposonobre@hotmail.com
O PÃO,OUTRA RIQUEZA DO ALENTEJO



Sem comentários:

Enviar um comentário