terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

NO CARNAVAL NADA SE LEVA A MAL

O QUE É O CARNAVAL ? È uma Festa que nasceu na Grécia nos anos 600, A.C.para agradecimento aos Deuses pela fertilidade do solo e pelas boas produções,passando a ser utilizada pela Igreja Católica no ano 590 D.C.para o Adeus á carne para inicio dos 40 dias da Quaresma.Eram grandes festejos.Cada Cidade comemorava a seu modo,mas foi de Paris que se expandiu para NICE,NOVA ORLEANS,TORONTO e RIO DE JANEIRO nos fins do Sec.XIX,sendo nesta Cidade Brasileira que se fazem,com as famosas Escolas de Samba,os mais importantes Carnavais do Mundo. Em Portugal destacamos SINES,onde podemos ir pela proximidade,OVAR,LOURES,SEZIMBRA,e muitas outras.
O CARNAVAL EM ALVALADE-Na minha mocidade e juventude brincava-se com as bombinhas,garrafinhas de mau cheiro,rabisca-pés,serpentinas e confétis era também hábito um grupo de rapazes vestindo disfarces com cara tapada ir durante o serão por casas de amigos e beber o copo que lhes era oferecido. Também se organizavam Bailes a que se chamava Assaltos,com anuência de um membro da familia chegava um grupo de rapazes e raparigas com grafonola e discos de vinil,ainda não haviam gravadores com cassetes, e dançava-se até de madrugada. Pelas Ruas brincalhões divertiam com muita graça,lembro o Deolindo Simão,o Antonio Leonor e o Zé Romão. Já vi Carnavais em Nice,cidade mediterranea entre Cannes e Monte Carlo,Veneza com as tradicionais Mascaras venezianos de rara beleza e em Madrid,onde a Festa é muito trapalhona.
Também quero destacar os Bailes de Mascaras da nossa Casa do Povo e o tradicional Enterro do Entrudo na Quarta feira de Cinzas,no dia seguinte começa a Quaresma.
CARNAVAL DE SINES Este ano vai ser animado pela SIC que vai transmitir em directo  o desfile dos Carros Alegóricos e a animação do JOSE FIGUEIRAS,RITA FERRO RODRIGUES,MERCHE ROMERO e RAQUEL STRADA,no Domingo,dia 2.  Divirtam-se que a vida são dois dias...

Jraposonobre@hotmail.com
CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

1 comentário:

  1. Parabéns por relembrar alguns dos muitos foliões alvaladenses, alguns deles ainda do meu tempo como o Ti António Leonor, José Romão, entre outros. Sempre com o espírito folião e que alegravam sempre as ruas de Alvalade, arrastando muitos garotos atrás, como era o meu caso.
    _LPR

    ResponderEliminar