terça-feira, 27 de agosto de 2013

VALORES DE ALVALADE-AÇÃO SOCIAL


O Viver Alvalade tem destacado os Valores Alvaladenses nas áreas da Musica,Literatura,Artes plásticas e Poesia,é de inteira justiça que destaque também a área SOCIAL,logo teremos de citar Luis Martins da Silva,Presidente da Direção da Casa do Povo,quando dentro de dias a Instituição vai comemorar o 70º ano da sua fundação.Há cerca de 30 anos assumiu o cargo de chefe de escritório,tendo depois sido integrado nos quadros da Segurança Social do Distrito de Setubal.Assim, deu assistência a várias Instituições do Sul do Distrito. Foi,entretanto,eleito e releeito para o cargo que hoje desempenha com grande brilhantismo.Já reformado do cargo oficial,dedica-se a tempo inteiro á Casa do Povo,Antes de entrarmos na ação social,queremos referir a Cultura e o Recreio,os eventos de sua iniciativa no cumprimento das mais importantes tradições locais,Baile da Pinha,Festas dos Santos Populares,Procissão do Enterro,S.Martinho,Teatro amador,Grupos Corais e Instrumentais,Jogos Florais e tantas outras. Chefiando equipas de dirigentes que soube escolher,também a já famosa Feira Medieval e Comemorações do Foral Manuelinho nasceram das suas ideias e iniciativas.Mas entremos no principal motivo,a Area Social,mesmo provisoriamente,na Sala da Sede,criou o Centro de Dia,tão necessário numa população com elevada percentagem de Idosos carenciados. Em 2003 foi possível inaugurar um dos melhores Centros de Dia do Sul do país,servindo diariamente cerca de 9O utentes e mais 80 em Apoio Domiciliário.Este serviço também apoia os idosos na higiene pessoal e da habitação. Ao mesmo tempo o Jardim de Infância O Comboio dá apoio a cerca de 50 crianças.Com o contributo de bons dirigentes a Casa do Povo colabora no Banco Alimentar contra a Fome e numa Loja Social,onde tem a ajuda de Voluntárias. Está em final de construção um Lar para Idosos com 60 camas.Por toda a sua dedicação aos problemas da população,pela sua intuição na escolha dos órgãos diretivos e encarregados das várias atividades merece todas as homenagens que lhe forem prestadas.
 De grande valor para a nossa freguesia.Pela modéstia que sempre demonstra talvez que não seja de seu agrado esta citação que consideramos Justa.
Em Julho a Camara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito,quando, na nossa opinião, merece a Medalha de Honra por ter dedicado a sua vida aos mais carenciados.

 O nome Luis Martins da Silva ficará para sempre ligado á História de Alvalade,que as gerações vindouras não o esqueçam.Terminamos homenageando sua excelsa esposa,D. Elsa,uma douriense que Alvalade adotou,pela compreensão e apoio que sempre deu a seu esposo,

Jraposonobre@hotmail.com
 

Sem comentários:

Enviar um comentário