domingo, 24 de junho de 2012

A PONTE DOS ARCOS


A Ponte sobre o Rio Sado,Ponte dos Arcos,foi inaugurada em 1952,faz este ano 60 anos.Foi projetada pelo Eng. Edgar Cardoso,considerado um dos principais projetistas mundiais de Pontes. Em Portugal distinguimos as seguintes Obras:
Ponte da Arrabida,no Porto
Ponte da Figueira da Foz
Ponte da Marateca
Viaduto de Entre Campos
Varias Pontes em Angola,Moçambique,Macau e India
Nasceu no Porto em 1913,foi Professor Catedrático e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Rio de Janeiro.
  
Por todos os motivos a nossa Ponte dos Arcos merece ser considerada um monumento histórico. Temos a Ponte Romana,seria importante para a nossa freguesia,agora que comemora 60 anos,que fosse colocada uma placa a distinguir uma obra da autoria de um dos mais famosos projetistas mundiais de Pontes, Aqui fica a sujestão.

3 comentários:

  1. No geral subscrevo as palavras do Sr. Nobre. A Ponte dos Arcos é património destacado da freguesia, e na realidade tem sido pouco divulgada e acarinhada. Justifica também a sua classificação como património de interesse público e/ou municipal, e um projecto de iluminação cénica ou de destaque nocturno.
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar
  2. As informações que tenho é que a construção da Ponte dos Arcos foi iniciada em 1950 e inaugurada em Junho de 1951. Logo, a confirmarem-se essas datas, os 60 anos da sua existência completaram-se em 2011 e não este ano.

    http://www.alvalade.info/?p=4148


    http://www.alvalade.info/?p=9520


    O que não impede que a ponte seja mais acarinhada e divulgada enquanto património da freguesia.
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar
  3. Já depois de ter feito o comentário anterior, surgiram novos dados que podem confirmar que a ponte dos arcos foi efectivamente inaugurada em 1952.
    Mantenho que a ponte dos arcos deve ser mais acarinhada enquanto património destacado da freguesia, assim como as demais pontes e viadutos existentes. Com boa vontade e alguns euros, justificariam um pequeno roteiro e a colocação de pequenas placas, enquanto informação histórico-cultural, tal como a ponte romana já teve mas que, infelizmente, foi vandalizada. Não nos devemos esquecer também das pontes projectadas pelo Engº Sabino Sequeira, que a par da ponte dos arcos também foram e ainda são importantes para Alvalade.
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar