segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fado-Património Imaterial da Humanidade

Foi com natural emoção que ontem tivemos conhecimento que a UNESCO considerou o Fado Português património da Humanidade,conjuntamente com Mariachi,do México e depois do Tango argentino e do Flamengo sevilhano,nada mais justo.Para Alvalade também é importante por ter sempre mostrado apreço por esta expressão artistica tão popular.
Quando nos anos 60 e 70 do sec. 20,produzimos no Cinema Alvalade inesqueciveis espetaculos musicais sempre incluimos Fadistas e tivemos o gosto de apresentar em palco com a sala cheia,dos mais conhecidos artistas,dos vivos, recordamos,Maria da Fé (que ainda canta até que a voz lhe doa)Ada de Castro,Ana Hortense(criadora do Fadinho Serrano) ,Maria Armanda e tantos outros,dos já falecidos recordo com saudade Fernando Farinha (o miudo da Bica) e o famoso Tristão da Silva.Por  motivos óbvios não foi possivel trazer  Amália e Carlos do Carmo.As enchentes foram uma nitida demonstração do gosto dos Alvaladenses pelo Fado.As sessões organizadas pela Casa do Povo,nos ultimos tempos em prol do Lar de Idosos, que se vai iniciar em breve,também costumam encher a Sala,outra prova do gosto pelo Fado,Também temos entre nós excelentes amadores do Fado,Isabel Silvestre,José Rato,João Sobral,Fátima Santos,Maria Jorge,e das mais Jovens ,Sónia Silva,Silvana e Inês Silva.Tudo isto justifica que o Viver Alvalade não fique sem uma referência a tão importante acontecimento cultural para o nosso pais. Há dois anos,quando já se tinha iniciado o processo de candidatura tive o prazer de participar num Cruzeiro no navio Funchal com a Temática Fado,organizado pelo Museu do Fado,onde estiveram o autor do processo Dr. Rui Vieira Nery,Drª Sara Pereira,diretora do Museu,Carlos do Carmo e família,Cuca Roseta,Lina Rodrigues,Mário Pacheco,famoso guitarrista e outros artistas,foi uma semana muito agradável.houve Fado,palestras sobre o processo que agora terminou com êxito e passeios por Marrocos e Espanha. Mas antes de terminar quero também referir os Mexicanos cantores dos chapéus grandes,violas e jaquetas pretas,com as suas esporas nas botas,os Mariachis,agora também património imaterial da humanidade,e que os Alvaladenses muito admiravam em muitos filmes que exibi no Cinema Alvalade.Para o Fado e para os Mexicanos as maiores felicitações e desejos de grandes êxitos em todo o Mundo Cultural do Viver Alvalade.

1 comentário:

  1. Parabéns Alvalade, parabéns ao Fado, aos fadistas, guitarristas e pianistas. Fado acompanhado ao piano ou acordeão também tem um doce sabor. Fado não é só saudade ou nostalgia....

    ResponderEliminar