segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

DIA 6 DE JANEIRO-DIA DE REIS


 
O dia 6 de Janeiro é dedicado aos 3 Reis Magos,segundo o Evangelho de S.Mateus,Belchior era o mais velho,70 anos,barbas brancas,teria vindo de UR,terra dos Caldeus,Gaspar um jovem de 20 anos,robusto,partira de um região montanhosa,perto do mar Cáspio,Baltazar  era mouro,de barba cerrada e com 40 anos,partira do Golfo Pérsico.
Narrativa de S. Mateus "Entrando na Casa,viram o Menino,com Maria sua mãe,Prostrando-se,o adoraram e abrindo os seus tesouros,entregaram-lhe suas ofertas;ouro,incenso e mirra.Sendo por Divina advertência  prevenidos em sonho a não voltarem á presença de Herodes,regressaram por outros caminhos a suas terras". Nada mais a Escritura diz sobre esta história,não havendo quaisquer  outros documentos históricos sobre eles.
Durante a Idade Média começou a adoração aos Reis Magos,sendo  as suas relíquias transladadas no Sec VI de Istambul para Milão.Em 1164,com os três já a serem venerados Santos,foram transladados para Colónia,na Alemanha,onde ainda se encontram.Só mais uma explicação sobre as ofertas ao Menino Jesus;  O ouro era presente para um Rei,Incenso para um sacerdote,representando a espiritualidade,a Mirra para um profecta representa a imortalidade.
Visitei há anos a Catedral de Colónia,onde se encontram as relíquias dos Reis Magos,famosa porque durante a Grande Guerra a cidade foi quási totalmente destruida pelos bombardeamentos dos Aliados,mas a Catedral não foi atingida.

Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário