terça-feira, 18 de agosto de 2015

VALORES ALVALADENSES

Quando dedicamos mensagem á nossa amiga Carmo Candeias pela sua excelente Pintura "A FECUNDAÇÃO DA VIDA",também referimos as suas belas Poesias.Hoje apresentamos um trabalho que dedicou a ALVALADE:


Alvalade...terra ninha
minha terra...com o meu crer
és Perola preciosa e cristalina
aceitaste-me quando menina
para que a ti,viesse pertencer

Sei que a ti...muito devo
Grata estou,pelo teu bom receber
meus alicerces escondidos,
na luta dos meus sonhos,fortalecer
fazer de menina...mulher
que sempre desejei ser.


Ès terra de gente de encantos
histórias,lendas e valentias...
Pontes e Fontes de pura fama
sem elas...menos serias
mais pobre ficarias !...
sem Bica e Ponte Romana

Mostras as tuas tradições
afagando multidões,
dos teus filhos não esquecer
singular...terra alentejana
com dureza que te emana,
e bravura do teu viver

De longe!...te vi tão pequenina
plantada em colina...a bocejar
parecias nuvem baixinha
caída do céu a voar!...
ou cegonha branquinha
mesclada de negrume cor...
a poisar no seu ninho...com ternura e amor

Na barreira sentada...muito quis recordar!...
vi invernos chuvosos...
O Sado a transbordar...
na simbiose com Campilhas,rolando em ecos de amor
amor sem ela o ter,a chorar em desespero
sem espaço para correr...

Quebrei o meu recordar!...
vi Varzea a espelhar canteiros verdejantes
perto ou mais distante,de castanhos a doirar
a brisa que me avisou,que o por do Sol quebrou
com a Ameira a brilhar

Plano de luz avermelhado...
encanto no horizonte pintado
cores várias...de fascínio
nostalgia quis voltar...
lágrimas quiseram correr
sequei-as...para não mais sofrer!...
olhando aves ...a cantar

Jraposonobre@hotmail.com
ALVALADE- PRAÇA D.MANUEL I

Sem comentários:

Enviar um comentário