sábado, 6 de junho de 2015

RECORDANDO UMA JÁ LONGA VIDA ENTRE SINES E ALVALADE

CASTELO DE SINES E ESTATUA DE VASCO DA GAMA,OLHANDO O MAR ATLANTICO
Nasci no Castelo de Sines num quarto que está do lado esquerdo quando estamos na Esplanada dos Galegos,a janela do lado direito era a Secretaria do Posto da GNR,onde meu pai era Comandante do Posto. Meu padrinho foi o Snr. Higino  que tinha uma loja onde está hoje a Pastelaria Vela dOuro,era tio do José Guisado e do Higino da Papelaria. Talvez que Vasco da Gama tenha aí nascido,seu pai era Governador Militar de Sines e vivia no Castelo.Depois da descobrir o Caminho maritimo para a India o Rei D. Manuel deu-lhe terras da Vidigueira e Sines construiu-lhe uma Casa frente ao Mar,hoje referenciada como sua casa. Mas voltemos á minha vida,aos 5 anos meu pai veio para Alvalade,onde cresci,assistindo ás cheias do Sado e Campilhas,ás mortes nas "pinguelas" dos Coitos,aos tremores de terra,aos nevões,ao ciclone de 1941 (a praia de Sines ficou sem areia),aos 12 anos voltei a Sines,onde estive 1 ano na loja do Granés para aprender Comércio,mas sempre nas férias e datas importantes ia para Sines,para junto da minha família Raposo (conhecida pelo apelido Pio),o Cinema Vasco da Gama,os Bailes no Centro e na Caninha,são inesquéciveis.
A Esplanada,a que assisti á inauguração,era amigo do Aguas e do Cunha, num espectáculo dos Companheiros da Alegria ganhei Prémio de Cultura Geral. Em Alvalade andei na Escola,casei,fui Comerciante,Empresário de Cinema e Variedades,fundei o Clube de futebol,onde estive na Direcção quando o Clube se distinguiu no Futebol,fui autarca,Presidente da Camara de Santiago de Cacém (1º eleito após o 25 de Abril) e até final de 2014 fui um dos dirigentes da Casa do Povo de Alvalade no período em que se construiram o Centro de Dia e o Lar para Idosos,obras modernas das melhores do país. Hoje terminamos aqui saudando com amizade os Sinienses e Alvaladenses no país ou no estrangeiro que acompanham o VIVER ALVALADE.
Jraposonobre@hotmail.com
CASA DO POVO DE ALVALADE E PELOURINHO

Sem comentários:

Enviar um comentário