sábado, 5 de julho de 2014

VALORES ALVALADENSES EM SETUBAL


TELAS DE CARMO CANDEIAS
O Viver Alvalade volta hoje a destacar Valores Alvaladenses na Pintura,mostrando duas telas de Carmo Candeias que também é uma notável Poetisa. Reside em Setubal desde há alguns anos,cidade onde já destacamos valores,Maria Dores Amado,na Poesia e Emilia Pereira Dias,também na Pintura.
Alvalade é a freguesia do Distrito de Setúbal mais distante,está no extremo Sul,junto de freguesias dos concelhos de Aljustrel,Ourique e Odemira,do Distrito de Beja,mas temos uma ligação através do Rio Sado,nascendo nas serranias Algarvias,corre para Norte,passando por Alvalade,Alcácer do Sal e Setubal até á Foz entre a Turistica Troia e a bela Serra da Arrábida,onde simpáticos Golfinhos vivem Felizes no belo Rio Azul.Antigamente o Sado, em Alvalade, era todo o ano um rio de bom caudal,nos Invernos chuvosos inundava as belas Várzeas do Vale do Sado,mas cedendo ao progresso,foi interrompido na Barragem da Rocha,para que suas aguas não se perdessem e fossem aproveitadas para regas estivais,através de dezenas de Kilómetros de Canais. Um dos canais leva agua para a Barragem de Morgavel,em Sines.Hoje é apenas um leito coberto de vegetação,onde a água corre só no Inverno.
Comprovando que a distancia não impede a amizade,há poucas semanas,por intermédio da amiga Maria Dores Amado,um grupo de excelentes amadores do Fado e Poesia vieram ao Centro de Dia da Casa do Povo de Alvalade,onde deram um bom espectáculo a favor do Lar de Idosos,acompanhados de dezenas de Setubalenses que vieram apenas em acção solidária. Quando há amizade e solidariedade a distância não é problema.Alvalade orgulha-se dos Alvaladenses residentes na bela cidade dos Poetas Sebastião da Gama e Bocage e da ilustre cantora Luisa Todi.

Jraposonobre@hotmail.com
EMILIA PEREIRA DIAS

MARIA DAS DORES CARVALHO AMADO

Sem comentários:

Enviar um comentário