quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

RECORDANDO O PROF.CARVALHO

Por bons e maus motivos o Prof.Manuel Carvalho deixou recordações em Alvalade,vamos contar a história: Veio para aqui no ano letivo 1940/1941,era um homem muito alto,austero,impunha respeito,natural de Alcafache,uma Estancia Termal na margem esquerda do Rio  Dão, a 6 Klm de Viseu,possuia uma bela Quinta,era vizinho de um Ministro de Salazar e grande defensor da Ditadura,o General Santos Costa.Nessa época para entrar no Liceu,após o Exame da 4ª classe,havia um Exame de Admissão que obrigava um ano de Estudo,onde eram disciplinas principais o Português,Matemática,História e Geografia. Meu pai e o pai do José da Paz Bica pagaram ao Prof. Carvalho para nos preparar,foi no edificio que ilustra esta mensagem,1º andar,hoje Casa Paroquial,que tivemos as aulas,o bom trabalho de ensino conseguiu que no Exame no Liceu de Setubal,entre 15 candidatos,apenas 5 foram aprovados,entre eles,eu e o Bica.Ainda hoje vejo quanto foi importante o que então aprendi.Um facto que não esqueço,foi da janela do lado esquerdo que no dia 15 de Fevereiro de 1941,Dia do maior Ciclone do Sec XX, assisti assustado ao desmoronamento da parte superior do edificio da Escola Feminina,depois demolido para construção da Casa do Povo. O Prof deixou más recordações pela brutalidade que usava contra os alunos,num deles quási lhe arrancou uma orelha,chamava-se Américo Rodrigues,tendo havido queixa do pai,de que nada resultou. No que fez de bom destacamos que foi em 1943 um dos Fundadores da Casa do Povo,que este ano completa 70 anos. Casou cá com a D.Gertrudes Serrano,entretanto o sogro faleceu e nas partilhas entre 3 herdeiros,houveram discórdias,recebeu a sua parte e jurou nunca mais voltar a Alvalade,cumpriu.
Numas Férias na zona do Dão,40 anos depois fui visita-lo,ele e a esposa,surpreendidos,receberam-nos muito bem. Combinamos para o dia seguinte um Almoço num dos mais afamados Restaurantes do Dão,o Mangas,em Nelas,foram horas de recordações,tive oportunidade de falar de muitas pessoas e sobretudo da Casa do Povo,que não tendo as Valencias de hoje,já era um local de Cultura,Convivio e Diversão. Alguns anos depois estive em tratamentos termais em Alcafache,mas já tinham falecido,o Prof. e a esposa,
não tiveram filhos,mas contactamos com uma empregada que os acompanhou até aos ultimos dias.Quando a Casa do  Povo comemorar os 70 anos é um nome homenagear,assim como os restantes fundadores,alguém tem de dar o primeiro passo.


Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário