terça-feira, 22 de maio de 2012

OBRAS EM ALVALADE3

E notável o desenvolvimento urbanistico que a nossa terra  regista,mesmo em tempo de crise.
 Na área Social continua em bom ritmo a importante obra do Lar de Idosos,promovida pela Casa do Povo,com apoio do programa POPH, e  comparticipação estatal de 60%,cuja conclusão está prevista para 2013. No dia 30 dêste mês comemora-se o 10º Aniversário do Centro de Dia,também iniciativa da Casa do Povo.
 Na área comercial está em construção a Nova Farmácia Central,edifício de 2 pisos entre as Ruas 31 de Maio e da Cruz.Também a Papelaria Nobre,propriedade de Herdºs de Francisco Monte Pacheco,está a construir novas instalações no Gaveto das Ruas Duque da Terceira e 23 de Agosto.
 No área habitacional estão a ser edificados vários prédios de 2 pisos,de boa qualidade arquitetónica,na meia laranja,junto á Rotunda do Mercado,em lotes vendidos pela Camara Municipal em hasta pública.Estas obras bastante vão beneficiar a nossa vila. Contudo,nota-se cada vez mais a falta do investimento publico nas obras que passamos a citar:   Aproveitamento do edífício e Esplanada do ex-CINEMA ALVALADE e dos edificios do Cerro do Moinho,onde funcionou a Sede da Estação de Culturas Regadas, da Escola do Plano dos Centenários e da Cantina. Reparação da Rede de Esgotos de aguas residuais e pluviais,com uma nova ETAR,construção de ETAR para os Esgotos de Mimosa. Consolidação das Barreiras de Detraz dos Quintais e do Adro da Igreja. Conclusão do Museu de Alvalade.Reparação e alcatroamento de várias ruas. Intervenção e obras na zona histórica,area a preservar a nossa identidade secular.
Este Blog foi criado para relatar acontecimentos do passado de que temos conhecimento,mas não se pode alhear do desenvolvimento urbanistico a que vamos gostosamente assistindo,nem esquecer as carências que diariamente se fazem sentir nesta vila onde
                        Seu foral é quinhentista
                        Antiga,não se sabe a idade
                        Foi  romana e mourisca
                        Linda vila de Alvalade

1 comentário:

  1. Alvalade precisa, como do pão para a boca, de negociar um plano de emergência entre a junta de freguesia e a câmara municipal para atacar e resolver todos os problemas mencionados neste post.
    - Uma solução para os esgotos da Mimosa
    - Uma solução para o antigo cinema
    - Obras de valorização do centro histórico, incluindo a pintura exterior da igreja matriz e a consolidação das barreiras do adro
    - Uma ETAR nova e ajustada à actual dimensão da vila
    - Uma solução para a antiga Escola Primária
    - Uma solução para o espólio do Posto de Culturas Regadas
    - A conclusão do Museu de Arqueologia, na igreja da misericórdia
    - Um plano de conservação do pavimento das ruas da vila, especialmente as que estão muito degradadas
    - Uma intervenção de conservação e pintura do depósito da água

    Enfim, certamente outras questões poderiam ser aqui incluidas.
    Em todo o caso, É URGENTE QUE SEJA NEGOCIADO e implementado rápidamente um plano para resolver todas estas questões. Quanto mais tarde isso for feito, mais se agravam esses problemas e mais onerosa fica a sua solução.
    _Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar