sexta-feira, 11 de março de 2011

ALVALADE-ANOS 30 E 40 DO SEC XX

Não pretendo com estes escritos fazer auto biografia,que não teria interesse,mas apenas contar o que me lembro do que assisti desde que cheguei a Alvalade. Nasci no Castelo de Sines,quartel da GNR onde meu pai era Comandante do Posto.Saira da sua terra,concelho de Mértola para fazer o serviço militar,ao terminar,ingressou na GNR,o unico futuro na terra de origem seria a agricultura,muito pobre na região,ou as Minas de S.Domingos. Casou com minha mãi,natural de Sines. A érpoca era dificil,estava a começar a era Salazarista,os meus tios eram operarios da construção civil ou da industria corticeira,Sines tinha então 30 fabricas de cortiça,hoje nenhuma.
e faziam parte dos grupos que lutavam pelos seus legítimos direitos,o que se chocava com as autoridades que estavam ao serviço do Poder. Meu pai por questões de ética e humanismo pediu transferência para outro Posto e trocou com o colega que estava em Alvalade  que ficou feliz com a troca. Foi assim que em 1934,com 5 anos aqui cheguei. Alvalade era muito pobre,toda a população vivia da agricultura,no Inverno para mondar e ganhar 7 escudos de sol a sol iam a Daroeira,Conqueiros,Ameira e outros locais distantes,á noite compravam um páo que custava 3,3 escudos,1 decilitro de azeite e pediam na mercearia,onde eu trabalhava,que dessemos um rabo de bacalhau para dar gosto á açorda,mais 100 gr. de café,250 grms de açucar. Para o conduto para no outro dia levar para o trabalho 100 grms de atum de lata,ou um pequeno queijo,isto era o dia a dia,quando chovia,ou não havia trabalho,pedia-se fiado nas mercearias para pagar no Verão, na epoca das ceifas quando as jornas eram melhores,lembro de muitos homens que adoeceram a cavar vinha,com a tuberculose,doença da época. Nos campos grupos de homens a que chamavam Salteadores,mas que eram apenas pais a procurar comida para os filhos esfomeados,havia a "quadrilha do Zé Rato" e outras que roubavam Galinhas,Ovelhas e enchidos nas chaminés,estas eram as dificuldades que meu pai enfrentou . Esta area era procurada por êsses infelizes "Salteadores" porque no Monte Torre Vã a 10 Klm daqui o Lavrador compreendendo os motivos desses "Gatunos" dava-lhes alojamento nos seus palheiros e comida. A partir dos anos 50 a agricultura melhorou com a vinda dos Ribatejanos  para as culturas de regadio,arroz e milho. A partir dos anos 60 com a cultura do Tomate e a instalação da Orissul e da ECA começou a época a que chamei Anos de Ouro de Alvalade.

1 comentário:

  1. É um apontamento interessante que ajuda a compreender parte do século XX, que a maioria das gerações actuais nunca viveu. Continue a trazer-nos partes das suas memórias, para que possamos conhecer melhor a nossa terra e as nossas gentes.
    _LPR

    ResponderEliminar