quarta-feira, 25 de março de 2015

27 DE MARÇO : DIA MUNDIAL DO TEATRO

Sempre gostei muito de Teatro,muito jovem fiz parte do Teatro Amador na Sociedade Recreativa Alvaladense,
que se situava onde hoje é a Caixa Agrícola. O nosso ensaiador era o Chefe Monteiro,dos C/ferro.
Entrei em várias peças.Alvalade tinha nos anos 40,do Sec. XX uma actividade cultural importante. Aprendi muito na dicção do Português correcto,na presença em palco, enfrentando o público e que ao longo da minha vida foi importante,como comerciante,empresário, apresentador de espectáculos e na vida politica quando fui Autarca.O ensaiador era exigente e muito competente

Como apaixonado da Arte,vi representar os melhores actores, portugueses recordo PALMIRA BASTOS,em "As árvores morrem  de pé",ALVES DA CUNHA,em "A Fera"EUNICE MUNHOZ,RUI DE CARVALHO e IRENE CRUZ,  em "Mãe coragem e seus filhos", "As 3 irmãs" de TCHEKHOV e muitos mais. No Teatro ligeiro,recordo muitas Revistas à Portuguesa e actores,HENRIQUE SANTANA.IVONE SILVA,RAUL SOLNADO,EUGÉNIO SALVADOR,LAURA ALVES,CAMACHO COSTA,ZÉ VIANA e todos os restantes grandes profissionais. Os MUSICAIS de FILIPE LA FÉRIA  já são uma referência do nosso país. Isto já vai longo,mas quero ainda  dizer que EUNICE MUNHOZ muito Jovem representou em Alvalade no Casão do Sabino.Seu pai tinha um Teatro ambulante nas Feiras,mas na época de Inverno paravam numa Vila e apresentavam  peças teatrais. Assim a EUNICE nasceu em Amareleja,no Alentejo,e passou um Inverno em Alvalade,onde a vi actuar. Só aos 18 anos ficou em Lisboa e iniciou uma carreira brilhantíssima.
A terminar a actualidade : a portuguesa SOFIA ESCOBAR já ganhou o Prémio de Melhor Artistas dos MUSICAIS em Londres,com o desempenho em WESTE SIDE STORY,em cena há 15 anos,com renovação dos actores.Gosto muito de Teatro,porque estamos em contacto directo com os actores,onde não há truques.
Adoro Cinema,mas aqui há muita Tecnologia.

Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário