sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

HÁ O RISCO DAS CHEIAS DO RIO SADO INUNDAREM AS RUAS DE ALVALADE ?

PADRE JORGE DE OLIVEIRA
CHEIA DO SADO QUANDO ERA CONSTRUIDO O VIADUTO
Lemos há dias num jornal diário uma notícia incrível que dizia: " A Protecção Civil prevê para os próximos anos chuvas intensas e avisa as populações de Alvalade e Alcácer do Sal para as inundações provocadas pelas previstas cheias do Rio Sado".
A vila de Alvalade nunca foi inundada pelas cheias do Rio Sado. Em Alcácer a sua zona baixa,sim. Desde a construção da Barragem da Rocha as cheias diminuiram o volume e nem as Várzeas do Vale do Sado registam as cheias de antigamente,como se compreende.
Alvalade é muito antiga,deve ter sido fundada por Povos Antigos,antes da era Cristã. O que sabemos, lemos em vários escritos do Padre Jorge de Oliveira (a mais importante personalidade de Alvalade no Séc. XX) que o nosso amigo Dr. Luis Pedro Ramos divulgou no seu site Alvalade.info
Padre,pedagogo,conselheiro e investigador,Jorge de Oliveira reuniu todos os achados arqueológicos que os Lavradores nas suas actividades encontravam,moedas,utensílios,etc
Antes dos Romanos e dos Mouros,os fundadores desta Vila tiveram a sensatez de construirem suas habitações no alto da colina,sobre as Várzeas de Campilhas e Sado,cultivando as suas excelentes terras,aproveitando aguas dos Rios e ficando protegidos das inundações. D. Afonso Henriques,depois de conquistar Lisboa,continuou para Sul,tendo D. Sancho I conquistado o Alentejo e Algarve,completando o domínio lusitano. Portugal é o País da Europa com fronteiras definidas há quási 9 Secúlos,o mais antigo.
Eis as razões porque o Viver Alvalade não compreende o aviso da Protecção Civil. Não conhecem Alvalade ? Os Povos Antigos protegeram-nos das Cheias,com visão do futuro. 
Jraposonobre@hotmail.com
PELOURINHO DE ALVALADE

Sem comentários:

Enviar um comentário