sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RECORDAÇÕES-DOMINGOS DE CARVALHO-UM VALOR ALVALADENSE

O Viver Alvalade volta hoje a Recordações,para homenagear um amigo já falecido e que nos marcou como Homem íntegro.anti-fascista,grande comerciante,prosador e Poeta,DOMINGOS MARTINS DE CARVALHO,num momento tão importante da vida literária de seu filho,Escritor MÁRIO DE CARVALHO e de sua neta,ANA MARGARIDA DE CARVALHO.
Transcrevemos uma das suas Poesias

                            CARTA A MINHA MÃE
                        Velha
                        que concebeste e criaste
                        oito filhos degenerados
                        incrivelmente diferentes,
                        sem só um dia passaste
                        sem falar dos ausentes
                        e dos presentes.

     Velha
     Eu sou o mais rebelde filho
     talvez cruel insubmisso e grande ingrato,
     não mereço as tuas lágrimas derramadas
     nem tantas amarguras renovadas.
     E teimas em lembrar-te do dia dos meus anos,            
     e escreves-me cartas longas com palavras meigas
     que dominam o ímpeto da rebeldia,
     E enquanto
     o mundo crê que estou já na tribuna dos tiranos     
     para ti sou mais puro que um santo !


O pai de DOMINGOS,ALFREDO MARTINS DE CARVALHO e sua esposa,ANA LUÍSA,criaram 8 filhos,como eram pequenos agricultores,os filhos não tiveram possibilidades de frequentar Liceus,ou Universidades,uns trabalhavam nas terras da família, outros foram para o comércio,mas eram pessoas de bom coração.Na grande crise dos anos 30 e 40 (Guerras Civil de Espanha e 2ª Grande Guerra) todos os necessitados que iam pedir ao Monte da Vinha traziam Pão e uma Malga de comida,enquanto os ricos latifundiários assolavam os cães e os seus capangas,ainda há Alvaladenses que recordam com saudade quem tantas vezes os ajudou,a Tia Ana e o Tio Alfredo,são idosos com quem falo no Centro de Dia,mas era do meu conhecimento porque fui colega,como Caixeiro de DOMINGOS que trabalhava noutra loja,e do JOSÉ MARIA,meu colega na Casa Cabrita Cortes.

Jraposonobre@hotmail.com


                 

Sem comentários:

Enviar um comentário