sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O CANTE ALENTEJANO-PATRIMONIO IMATERIAL DA HUMANIDADE


MOMENTO DA DECLARAÇÃO DA UNESCO  DO CANTE ALENTEJANO PATRIMONIO DA HUMANIDADE
Poucos minutos após receber a notícia de Paris, o Viver Alvalade dedicou uma mensagem ao Feliz acontecimento, mas também lembrando que não se pode parar,está agora na responsabilidade do TURISMO,Camaras Municipais,Juntas de Freguesia e o Comércio,principalmente,da Restauração,
mostrar que o país mereceu tão importante distinção,Vamos dar um exemplo: No Restaurante das Minas do Lousal-Grandola estamos a almoçar quando numa mesa ao canto da sala,três homens que bebiam uns copos e petiscavam o bom queijo com pão,iniciaram uma Moda Alentejana,depois outra e outra,finalizando,o nosso almoço de Pézinhos de Coentrada,prato típico da nossa Culinária,cantando a Despique o que encantou todos os que enchiam a sala. Perguntamos,porque não hão-de surgir Restaurantes nas principais Vilas e Cidades do Baixo Alentejo seguindo êste modelo ? Verificando que a maioria dos Cantadores são Reformados, não seria muito dispendioso. Sabemos também que apesar,como dizemos,são a maioria Reformados,nas Escolas de Aljustrel,Serpa e outras,já se ensina o CANTE a crianças a partir dos 4/5 anos,de ambos os sexos,indispensável á continuidade do belo CANTE ALENTEJANO. Força,Alentejanos,venham as iniciativas,vamos mostrar aos Turistas que nos virão visitar que o Povo Alentejano sabe manter as tradições,talvez deixadas por outros Povos que aqui viveram, para usufruir as excelentes condições que o Sul da Europa oferece.

Jraposonobre@hotmail.com


1 comentário:

  1. Bom apontamento e boas ideias. Se existem casas de fado porque é que não se fazem também restaurantes com Cante Alentejano, juntando o Cante à excelente gastronomia alentejana?

    ResponderEliminar