domingo, 2 de fevereiro de 2014

OS NOSSOS RIOS

ALVALADE   VISTA AEREA
O Viver Alvalade vai hoje escrever sobre os 3 Rios que correm na nossa freguesia. Seriam o motivo para que Povos Primitivos fundassem esta Vila ? Teriam aproveitado êste local sôbre as Varzeas de Campilhas e Sado,com óptimas terras de Cultura para se instalarem ?
RIO SADO Nasce na Serra de Espinhaço de Cão,correndo para Norte,vai desaguar no Atlantico,entre a Serra da Arrábida e a Peninsula de Troia,junto á bela Cidade de Setúbal,oferecendo uma das mais belas paisagens da Costa Portuguesa. Em Alvalade,antigamente,antes da Construção da Barragem da Rocha,era um "basófias",como dizem os coimbrões.inundando as Várzeas nos Invernos chuvosos e impedindo que nos deslocassemos para Leste ou Sueste,mas no Verão era um pequeno ribeiro.Segue até Santa Margarida e Alcácer do Sal a caminho da Foz.Em Alvalade recebe as Aguas do Campilhas,em Ermidas as Aguas do Roxo.Uma Estação Elevatória e canais levam suas aguas para a Barragem de Morgavel,perto de Sines,onde é muito util para as industrias locais.

RIO CAMPILHAS Nasce na freguesia de Cercal do Alentejo,correndo para Leste.


Abastece a Barragem e corre por belas e produtivas Várzeas dos Concelhos de Santiago do Cacém e Odemira.Perto de Alvalade é afluente do Sado.Antigamente corria  sob a Ponte Romana em Alvalade,mas uma grande Obra de correção do seu leito,para melhor aproveitamento da Várzea,criou novo leito e a Ponte ficou seca.
RIO ROXO Nasce no Baixo Alentejo,correndo para Oeste,tem Barragem junto a Ervidel,serve para dividir as freguesias de Alvalade e Ermidas e também é afluente do Sado no local do Pomarinho,junto á Aldeia de Ermidas.
CANAIS DE REGA Todos êstes Rios têm Canais de Rega que beneficiam as Terras de Cultura da nossa Freguesia. Grande visão tiveram os Fundadores de Alvalade

jraposonobre@hotmail.com
PONTE  SECA-VARZEA DE CAMPILHAS-SEC XV
...

1 comentário:

  1. Seguramente que os rios que envolvem Alvalade foram determinantes para a fixação das pessoas na freguesia e o nascimento da vila.
    LPR

    ResponderEliminar