sábado, 15 de fevereiro de 2014

O MAIOR CICLONE DO SEC XX - 15 DE FEVEREIRO DE 1941

Faz hoje 73 anos que o nosso país foi atingido pelo mais violento Ciclone do Sec. XX.O Vento atingiu velocidades entre os 130 e 160 Kl/Hora,houve um número indeterminado de mortos e feridos,milhares de árvores derrubadas,só no Pinhal de Leiria foram 165.000,milhares de casas e muros ruíram,telhas de zinco,muito usadas para cobrir casas e armazéns, voaram pelos ares,começou cerca das 10 H e amainou cerca das 17 H.
Assisti ao principio do Temporal na Escola onde hoje está a Residência Paroquial,estudava com o José da Paz Bica,já falecido,para o Exame de Admissão aos Liceus,orientados pelo Prof.Carvalho,vimos cair a Platibanda do prédio do José Aires e voarem as telhas,no 1º andar, era Escola das meninas que felizmente não tiveram escolas nesse dia. Numa casa existente onde hoje é o Café Central,no Largo da Republica,uma mulher dava á luz uma criança a quem foi dado o nome de Joaquim Fernandes Lança,por alcunha O Ciclone,vê-se porquê.Mas o que mais me impressionou foi a praia de Sines,quando dias depois fui com meus pais visitar a familia,ficou totalmente sem Areia,impressionante para quem tanto gostava da Praia.
Apenas Rochas,as Ondas atingiram o antigo Hospital,em frente da Igreja Matriz. De Fevereiro até Junho o Mar devolveu Areia que permitiu um Verão normal com as centenas de Veraneantes que de todo o Alentejo,e de outras zonas, se deliciavam em tão bela Praia.73 anos depois,no mês de Fevereiro o nosso país e a Europa estão a ser vitimas de fortes Tempestades.


Jraposonobre@hotmail.com
Praia de Sines

Sem comentários:

Enviar um comentário