quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FALECEU UMA POETISA-NASCEU UMA ESTRELA NO CÉU

 Faleceu hoje a popular Poetisa Alvaladense Maria Jacinta Pereira Botica . Depois de ter vivido alguns anos em Moçambique,donde regressou após a descolonização.Escreveu poemas desde muito jovem que foi guardando,participou no Livro  "Para Alvalade,
com Amor".tem participação nos livros Alameda dos Poetas,Poeta é o Povo,Terras de Santiago e A nossa Antologia da Associação Portuguesa de Poetas,donde era a sócia nº 472.Foi várias vezes entrevistada por Rafael Correia para o programa "Um lugar ao Sul" que a Antena 1 transmitia aos sábados de manhã.Um valor da nossa freguesia.O Viver Alvalade apresenta Sentidos Pesâmes a sua Familia e transcreve um dos seus belos poemas:

                  ALVALADE,JÓIA DO MEU ENCANTO

                         Alvalade pérola perdida
                         do colar de uma princesa
                         que ao Alentejo dá vida
                         encanto,luz e beleza

                         Pérola do mais fino ouro
                         Jóia do meu grande encanto
                         És o mais belo tesouro
                         Que o Céu cobre com seu manto

                         Minha jóia preciosa
                         Continha do meu rosário
                         Minha princesa ditosa
                         Pano do Santo Sudário

                         Onde meu Povo sofrido
                         O suor do rosto secava
                         Enquanto vivia esquecido
                         Quando tanto trabalhava

                         Madrugada refrescante
                         Berço por Deus embalado
                         Alvalade será sempre
                         O nosso cantinho amado


Jraposonobre@hotmail.com

                          

1 comentário:

  1. Só não comento este poema que a mim me foi lido pessoalmente, por esta Sra, porque estou muitissimo sentida com a sua partida.
    Restam as recordações, de conversas, risos, brincadeiras entre nós duas....
    Deus te ponha num bom lugar minha querida utente Dª Maria Jacinta Botica.
    Sentidos pêsames, aos familiares.
    Ass: Aj Familiar, Deusinha Soares

    ResponderEliminar