quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A GNR EM ALVALADE

Neste primeiro dia de 2014 fomos surpreendidos por uma notícia que nos deixou tristes e preocupados : Que o Posto da GNR só estaria activo entre as 9 e as 17 H. para atendimento administrativo.
Tristes, porque temos especial carinho e admiração por esta importante Força de Segurança. Nascemos no Posto de Sines,instalado nessa época no Castelo,onde meu pai era Comandante do Posto,os meus primeiros amigos foram as praças que me mimavam,ainda me recordo os nomes de Palma e Frieza. Meu pai veio para Alvalade quando eu tinha 5 anos.Até aos 15 anos vivi junto do Posto,saimos devido a reforma de meu pai.Sempre senti o importante serviço prestado ás populações,na segurança e nos mais diversos apoios e auxílios aos que viviam nos locais mais isolados.
Quando ,após o 25 de Abril, fiz parte da Comissão Administrativa da Camara,também anunciaram a extinção do Posto .Pedimos para ser recebidos pelos responsáveis e fomos atendidos juntamente com o representante da Camara de Montijo que tinha o mesmo problema no seu concelho. Apresentamos ,com êxito, vários argumentos,como fazer arranjos nas instalações,o isolamento de vários locais da freguesia,Vale de Lobos,Bica Nova e outras,mas a mais importante foi a proximidade com a IC 1,que se mantém e cada vez com mais transito,devido ás portagens na A 2. Os arranjos fizeram-se,mais tarde a Camara voltou a fazer Obras em que trabalharam alguns soldados,estando hoje o Posto com condições aceitáveis. O Agrupamento de Escolas é um novo argumento. Mas se o problema for as intalações  existem em Alvalade edifícios públicos desocupados,como o antigo Escritório das Culturas Regadas e a Escola Primária,que com adaptações,têm espaço para um bom Quartel.A GNR formada com muitos jovens é necessária para manter a Ordem e Disciplina,além dos apoios a uma população cada vez com maior percentagem de Idosos. Certamente que a Junta de Freguesia e a Camara Municipal irão tomar as posições que se impõem para que a nossa freguesia continue a dispôr do Posto da GNR a tempo inteiro.

Jraposonobre@hotmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário