sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

500 MENSAGENS

Prof. Dr. AUGUSTO DEODATO GUERREIRO

Ao escrever a 500ª mensagem o VIVER ALVALADE homenageia uma das personalidades mais importantes da nossa freguesia, do nosso concelho,até do país.
Em síntese, contamos esta história impressionante:
Nasceu no Monte da Olhalva,filho de Manuel Paulo e de Ana Maria,o pai era Feitor da Herdade,nossos compadres e amigos,somos Padrinho de um dos seus irmãos,emigrado em França. Aos 14 meses estando a brincar na Rua do Monte,uma Mula atingiu-o com um coice na testa,esteve perto da morte,mas salvou-se,perdendo a visão.Indomável na luta pela Vida e independência,aos 8 anos já tocava acordeão em Bailes na região. Aos 14 anos foi para Lisboa,no Instituto Branco Rodrigues aprendeu uma profissão,trabalhou numa Fabrica em Mem Martins.Continuou a Estudar,entrou como Auxiliar de Catalogação na Camara de  Lisboa.Em 1979 Licenciou-se em História.Em 1999 Doutorou-se na Unv. Nova. Daí seguiu-se uma brilhante carreira de Investigador e Docente em Ciências da Informação. E o único estrangeiro a orientar Mestrados na Universidade Complutense de Madrid e na  Universidade Lusófona de Lisboa,onde também leciona Dirige o Gabinete de Referencia Cultural da Camara Municipal de Lisboa,entre outras atividades como Poesia e Literatura,  com várias publicações.  
Do seu rico  e vastíssimo Curriculum muito mais se poderia dizer.Recordamos um Poema que teve coragem de escrever,intitulado GRAÇAS,onde dizia,referindo-se ao coice da mula " pois se não fosse ela não seria o que hoje sou,teria emigrado,como meus irmãos" é realmente impressionante... Da sua obra Poética destacamos:                
                     Para ver bem o que são
                     Basta olhar dentro dum riso
                     Com os olhos da audição
                     Vejo sempre o chão que piso
Um dia disse-me que ao entrar numa Sala para proferir uma Conferência,pelo Som avalia o numero de pessoas que estão presentes,e é muitas vezes convidado.
A sua falta de visão não o impede de Amar o nosso Alentejo,diz gostar dos aromas,do ar e da temperatura.Também provou Amar a sua terra,editando o Livro PARA ALVALADE,COM AMOR,onde teve a colaboração de  muitos Alvaladenses e cuja Receita reverte totalmente para a Casa do Povo custear as Obras do Lar para Idosos. Muito mais se poderia dizer desta personalidade de grande valor Nacional,a sua grandeza ultrapassa os limites duma freguesia,ou dum concelho, em inteligência,luta pela vida e humildade. O nosso concelho deve-lhe uma homenagem,atenção Snr Vereador da Cultura.

Jraposonobre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário