terça-feira, 8 de outubro de 2013

HOMENAGEAR, RECORDANDO....


O Viver Alvalade não pode ignorar a homenagem  da cidade de Penafiel ao  escritor Mario de Carvalho,cujos avós eram Alvaladenses.No Festival Literario ESCRITARIA,toda a cidade se envolveu,a frase "A realidade é muito abusadora" de Mario de Carvalho ficará para sempre inscrita nas ruas de Penafiel em forma de arte publica.Todos os anos é homenageada uma figura que se distinga na Literatura. Lembramos que o romance acima UM DEUS PASSEANDO PELA BRISA DA TARDE foi um dos grandes exitos deste escritor.
Homenageando Mario de Carvalho,vamos recordar seu avô "TI ALFREDO DO MONTE DA VINHA",eramos jovens 15/16 anos, estavamos ao balcão da loja do Snr.Inácio Cabrita,todos os dias o Ti Alfredo vinha á loja,sentava-se na arca do sal,onde liamos o Jornal REPUBLICA,dirigido por Carvalhão Duarte.Quando havia Eleições da União Nacional,ou Presidenciais, de Humberto Delgado,ou Arlindo Vicente,o regime salazarista facilitava na Censura,nas ruas de Lisboa os ardinas gritavam "Olha o REPUBLICA,hoje fala o Rocha".O regime vencia sempre com larga vantagem...
Quando acabava o periodo Eleitoral,entrava em ação a PIDE para prender os jornalistas que ousaram chamar a atenção dos portugueses para a realidade. Em longas conversas e durante anos,muito aprendi com o Ti Alfredo,um pequeno agricultor que auxiliava todos os que iam esmolar ao seu Monte,enquanto os grandes e ricos latifundiários assolavam os cães para afastar quem precisava. Sua esposa e avó do PABITO era duma generosidade exemplar.
Um pormenor de atualidade,há cerca de um mês cheguei á rua e vi passar um carro funerário,não sabia de quem se tratava,mas uma das pessoas que acompanhava veio cumprimentar-me e disse-me: é a Catarina que vivia na zona de Setubal. Catarina foi uma das muitas jovens que no Monte da Vinha,há muitos anos,foi apoiada,quem acompanhava era Dores Amado,a Dorinhas,neta de Tí Alfredo e prima de Mario de Carvalho.Mesmo decorridos muitas décadas a familia Carvalho mantém o sentido da Solidariedade,queremos também citar que a Dorinhas é uma excelente Poetisa que já homenageamos neste Blogue.
A terminar, informamos que a ultima obra de Mario de Carvalho é o Livro de contos
A LIBERDADE DE PÁTIO

Jraposonobre@hotmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário