sábado, 23 de junho de 2012

Escritor MARIO DE CARVALHO

Num dos primeiros comentários deste Blog referi os naturais e oriundos de Alvalade que se distinguiam no campo das Artes,da Literatura e Desporto,já referi individualmente,o Pintor Antonio Saiote e os escritores e Poetas Augusto  Deodato Guerreiro e Eduardo Olimpio hoje no 200º comentário, vou falar de Mario de Carvalho,um dos importantes escritores portugueses nascidos no Sec.XX,é lisboeta,mas são de Alvalade seus pais e avós.Do lado materno sua mãe recordo como uma jovem com cultura acima da média na época,seu tio José Fradinho,era o homem que registava todas as efemérides,culto,que as pessoas consultavam quando precisavam de qualquer informação.Do lado paterno,tive, em jovem, convivio diário com seu avô Alfredo Carvalho e seus tios,João,José (meu colega de balcão) Alfredo e Plácido e suas tias,Carmo,Emilia e Bertilia. Seu avô era um lutador anti-facista e seu pai Domingos Martins de Carvalho o 1º preso pela Polícia Politica,nesta freguesia,a que se seguiram os seus amigos,Anibal Costa,Manuel Pereira Ramusga e outros. Seu pai teve o sonho de ser escritor,escreveu prosa e poesia que editou,sempre com o tema da luta dos trabalhadores alentejanos,mas sem grande exito,mas quis o Destino que gerasse um filho que é dos mais importantes escritores portugueses e europeus.Para falar de tão importante interlectual, no meu vocabolário ,não disponho de adjetivos suficientes,pelo que me limito a citar factos. Lembro-me do "Pábito" vir passar férias ao Monte da Vinha,onde sua avó protegia muitos necessitados na época da 2ª Guerra Mundial,onde faltavam os escudos e os géneros  alimenticios,mas daquele Monte ninguém abalava com fome,não eram latinfundiários ricos,mas Gente Boa. O Mário fez o curso de Direito,foi preso pela PIDE e teve de emigrar,regressando logo a seguir ao 25 de Abril,da sua vasta Obra Literária traduzida em várias linguas,citamos: 
Contos da Sétima Esfera
Era uma vez um Alferes
Os Alferes
Um Deus passeando pela Brisa da Tarde
A Arte de morrer Longe
O Homem do Turbante Verde
Quando o Diabo reza
A Sala Magenta
Mas tem muitos outros,peças de Teatro e Guiões para TV.Dos Prémios recebidos referimos: 
Prémio Cidade de Lisboa 
Prémio D. Dinis,da Fundação Casa de Mateus
Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores
Grande Prémio de Romance e Novela da A.Portuguesa de Escritores
Prémio Fernando Namora
Prémio Pégasso da Literatura
Grande Prémio A.P.E.
Prémio Virgilio Ferreira
Grande Prémio de Literatura ITF/DST
Grande Prémio de Literatura Giuseppe Acerbi.
A finalizar citamos um comentário do "Jornal de Letras",com a devida vénia "Pela sua universalidade,pela sua perenidade das questões que suscita,Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde é um romance imprescindivel.Imprescindivel a todos os que acreditam que o romance permite pe(n)ar o homem no tempo. Antecipando-se ao já pensado. Enquanto aguardamos os bárbaros."
Nada mais posso dizer deste Grande Interlectual que dignifica a Cultura e a Lingua Portuguesa e é filho e neto de Alvaladenses.


Jraposonobre@hot mail.com

1 comentário:

  1. Alvalade tem, felizmente, um pequeno conjunto de personalidades nascidas na freguesia ou com fortes raízes alvaladenses,que projectam e prestigiam o nome da terra, mas não temos sabido tirar partido nem valorizar esse facto.
    Pessoalmente, continua a fazer-me muita confusão, como é que um escritor de mérito reconhecido como Eduardo Olimpio, não tem ainda uma rua com o seu nome em Alvalade, ou António Saiote, Deodato Guerreiro, entre outros.
    Se calhar estamos à espera que morram...
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar