Nos anos de grande atividade do Cinema Alvalade,de que falei em artigo anterior, há pormenores a recordar. Hoje vou citar um artista setubalense,descoberto pelo Agente artistico que
contratava os artistas nacionais que aqui atuaram,chama-se Chico Jorge,cantava muito bem, estilo Clemente,que também
veio algumas vezes,exibia-se com muito á vontade e alegria
mesmo perante as grandes vedetas da época,Antonio Calvário,
Marco Paulo,Tristão da Silva,o Chico conquistou tanta simpatia e agrado que o publico passou a exigir a sua presença,até que num espetaculo o meu Agente trouxe de Setubal os pais que nunca tinham visto o filho atuar,eram pessoas humildades,tive
a ideia de os chamar ao palco para que as centenas de alvaladenses que enchiam a sala os conhecessem,foi um momento que não esqueci,com lágrimas de emoção em muitos dos admiradores dum artista em ascenção,continuou a exibir-se na area de Setubal mas por várias razóes nunca atingiu o estrelato que outros menos dotados conseguem,mas é mesmo assim a vida artistica,quantas vozes desaparecem por falta de apoios,ou espirito de aventura,o Clemente,ou mesmo o Toy não desmontravam mais qualidades.
Outros momentos inesquéciveis foram as atuações do Professor
Ferrery,hipnotizador,como nunca vi melhor,mesmo na TVE que em anos passados todas as semanas tinha programas de hipnotismo. Conseguia coisas inacreditaveis,chama ao palco 10 ou 12 jovens,fazia um teste rápido e escolhia 4 ou 5 que hipnotizados faziam tudo o ordenava. Por estar dentro do espetaculo como empresário e apresentador posso afirmar que não havia qualquer combinação,até pelas muitas conversas que tive com o Prof,que donde veio,Lourenço Marques,era muitas vezes chamado aos hospitais para hipnotizar doentes em cirurgia que não podiam ser anestisiados pelos sistemas normais. Das muitas vezes que aqui se exibiu sempre a sala enchia dias antes dos espetaculos. São momentos que algumas pessoas de Alvalade que colaboraram se devem recordar,não devo aqui referir os seus nomes,foram algumas "vitimas"
Dos filmes que exibi cito apenas alguns que ainda hoje há pessoas que falam,Filhos de Ninguém e Anjo Branco que contam a mesma história italiana que decorre nas minas dos mármores de Carrara,com o ator Amadeo Nazari,Tambémquero lembrar A Noiva,cuja canção ainda hoje o Trio Odemira canta nos vários paises onde se exibe. O original cantava Antonio Prieto,protagonista do filme que aqui foi exibido muitas vezes,tal como os antes citados,sempre com lotação esgotada. Houveram mais de que um dia recordarei.
Sem comentários:
Enviar um comentário