segunda-feira, 23 de maio de 2011

Da Literatura á 7ª arte,dos 8 aos 80

Na m/infância a idade mínima para entrar na Escola oficial eram os 7 anos,mas aos 5 ou 6 os pais mandavam os filhos para escolas particulares,o que me aconteceu.Quando aos 7 anos entrei na 1ª classe,depois de aprender na Cartilha Maternal,de João de Deus,já sabia ler. Todos os dias lia o jornal O Seculo no Posto da GNR,onde meu pai era o Comandante e comecei a visitar o Padre Jorge,já enfermo,que me aconselhou e emprestou os livros de Julio Verne.Tomei o gosto da Leitura e li obras de Vitor Hugo,Hemingwai,Alexandre Dumas,Agatha Chistie(tenho a colecção completa),Conan Doyle que criou o famoso Sherlok Holmes (visitei em Londres o Museu da Baker Street,onde se vê a secretária,as lupas e outros acessórios que o famoso detetive e o seu ajudante Dr. Watson estudavam os mais intrigantes mistérios. Dos portugueses li Ferreira de Castro (tenho a colecção de todas as obras)Eça de Queiroz,Manuel da Fonseca,com quem convivi quando estive na Camara,Mario de Carvalho,cujas origens são alvaladenses,além de tantos outros . Mas volto a Julio Verne,o celebre visionário francês que previu muitas das inovações  e avanços tecnológicos  que o Sec XX nos mostrou,mas um dos livros que então mais me impressionou foi A Viagem ao Centro da Terra,odisseia que ainda não se concretizou,mas aos 8 anos ao ler esta fantástica aventura criei imagens que não esqueci. Tive agora depois dos 80 anos oportunidade ver  um filme que conta essa história,realizado por Australianos e Americanos,com filmagens na Nova Zelândia,onde através da cratera dum vulcão extinto 5 aventureiros vão ao centro da terra, com imagens maravilhosas que correspondem ao que ainda me lembro de idealisar na infância,agora penso como é possivel a nossa memoria se conservar dos 8 aos 80 num arquivo pessoal admirável.Julio Verne e toda a sua Magnífica obra escrita em meados do Sec. XIX continuam atuais e recomendam-se a todos os jovens que gostem de aventuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário